Câmara é parceira de projeto nacional de mapeamento do setor cultural e artístico

Câmara é parceira de projeto nacional de mapeamento do setor cultural e artístico

DCIM\100MEDIA\DJI_0027.JPG

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira é um dos parceiros ativos do projeto de investigação e apoio às políticas públicas “Mapeamento do Território Cultural e Artístico em Portugal”, que pretende desenvolver a primeira Carta da Cultura Nacional. Todos os profissionais do setor do território feirense serão chamados a participar neste mapeamento à escala nacional, respondendo a um questionário online divulgado nas plataformas digitais do Município.

Quem são? Quantos são? Onde estão os profissionais da cultura em Portugal? São estas as questões centrais deste estudo, desenvolvido pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que encontrarão respostas nos dados resultantes do questionário a aplicar, dirigido a artistas, autores, pessoal técnico, administrativo e de mediação, bem como a instituições ligadas ao setor cultural e artístico em Portugal.

Enquanto parceiro ativo deste projeto de mapeamento, a Câmara de Santa Maria da Feira poderá monitorizar em tempo real o capital humano da área cultural no concelho e a adesão dos profissionais feirenses a este projeto de investigação. O objetivo é que todos os municípios, como principais promotores da Cultura no país, se envolvam ativamente no processo de construção daquela que será a primeira Carta da Cultura Nacional.

Para além do levantamento de quantos são, quem são e onde se encontram os profissionais da Cultura no território nacional, pretende-se identificar os circuitos, corredores e capital cultural, bem como as diferenciações no setor, de forma a concretizar propostas para melhorar a classificação das profissões existentes. Prende-se ainda identificar os eixos essenciais para a elaboração de estratégias destinadas a inserir a Cultura como proposta ao Investimento 2030 e adotar novas formas de investigação, consultoria e formação que possibilitem a criação de inter-relações entre os diferentes setores da Cultura e a Universidade.

O link de acesso ao questionário “Mapeamento do Território Cultural e Artístico em Portugal” (https://arcg.is/14PKuW) será amplamente divulgado nas plataformas digitais do Município de Santa Maria da Feira, para que todos os profissionais e entidades ligados ao setor estejam devidamente informados e possam dar o seu contributo para este mapeamento nacional.

Com o envolvimento efetivo dos municípios, espera-se que este projeto contribua para afirmar a Cultura como um ativo económico ainda mais importante e que cada autarquia conheça com mais detalhe a realidade do seu território, permitindo incluir cada vez mais profissionais deste setor em eventos concelhios e ajudá-los a ultrapassar a crise que enfrentam na atualidade.

Para mais informações sobre este projeto, os interessados podem consultar o site www.mapeamentocultural.pt.