Bloco de Esquerda quer que Câmara contrate guarda-rios para proteger cursos de água do concelho
O Bloco de Esquerda defende a contratação de guarda-rios para preservar o ambiente e os cursos de água do concelho. Em comunicado, o partido alerta que têm sido várias as denúncias de poluição “que afetam os cursos de água e os solos” e que são necessárias “respostas robustas” para resolver o problema. A proposta será levada à próxima Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira pelo BE.
Em declarações à Sintonia Feirense, Eduardo Couto sublinha que a fiscalização dos guarda-rios irá permitir “uma melhor visibilidade sobre quais os focos de poluição a enfrentar” no território feirense. “Com a falta de limpeza dos terrenos marginais, e com a presença de vegetação errante, torna-se, na maioria das vezes, dificultada a tarefa de perceber quais são de facto as causas dos problemas, nomeadamente quais as empresas que, constantemente, insistem em fazer descargas poluentes e ilegais. Com benefício, poderíamos passar a ter as margens e os espaços naturais em situações de limpeza frequente, impedindo, também desse modo, a acumulação de lixos sólidos nesses locais”, refere o comunicado do partido.
Eduardo Couto diz que é necessário “vontade política” para a contratação de guarda-rios e dá o exemplo da Câmara Municipal do Porto.
O Bloco de Esquerda promete levar a proposta à próxima Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira.