Feira venceu final dos ‘Duelos de Páscoa’ da RTP

Feira venceu final dos ‘Duelos de Páscoa’ da RTP

“Os meus parabéns pela vossa fantástica prestação e obrigado pela imagem de excelência do nosso território que levaram a todo o país ao longo de três manhãs de televisão”. Palavras do presidente da Câmara, Emídio Sousa, que no final do programa ‘Praça da Alegria’ da RTP foi ao encontro da equipa de Santa Maria da Feira que venceu a grande final do passatempo ‘Duelos de Páscoa’.

Recorde-se que ao longo de três programas (21 e 30 de março e 6 de abril) as tradições gastronómicas e culturais de Santa Maria da Feira associadas à Páscoa estiveram em destaque no programa de entretenimento conduzido por Jorge Gabriel e Sónia Araújo nas manhãs do Canal 1.

Coube ao chef Hélio Loureiro pontuar a prestação de cada município na área da gastronomia e ao público avaliar a performance global de cada território. Na primeira eliminatória a equipa de Santa Maria da Feira ganhou a Torres Novas, na semifinal eliminou Penacova e na final venceu Amarante.

Nas três etapas do passatempo, a estratégia de Santa Maria da Feira foi manter o conceito da mesa de Páscoa, composta por doçaria característica de várias freguesias do concelho, mas também os elementos da equipa: a chef Sara Santos, formadora na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, que apresentou três receitas criativas tendo como base as tradições pascais e os produtos locais; os padrinhos César Costa, padre passionista e coordenador da Semana Santa, e Fábio Pinto, responsável pelo projeto “Santa Maria da Feira Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO”, que defenderam com convicção as tradições pascais e a gastronomia do território; e o Grupo Gólgota, que apresentou quadros marcantes das recriações da Semana Santa (Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém e Via Sacra). Como a grande final ditou a participação de mais um grupo ou artista do território, a equipa foi unânime na decisão de apresentar mais um momento do programa da Semana Santa (teatro musical ´O Nazareno´), protagonizado pelo Grupo de Teatro Amador do Orfeão da Feira.

A participação de Santa Maria da Feira neste novo desafio da RTP foi conduzida e apoiada pelo Município desde a primeira hora nas diferentes áreas de intervenção, formando equipa com todos os participantes que tiveram uma prestação muito elogiada e apreciada pelo júri e pelo público, que votou em massa, contribuindo para esta vitória de Santa Maria da Feira.