Rua da Mata requalificada com meio milhão de euros

Rua da Mata requalificada com meio milhão de euros

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira inaugurou, no dia 22 de janeiro, a recém-requalificada Rua da Mata, que toca as freguesias de Paços de Brandão, Rio Meão e Santa Maria de Lamas. Uma obra complexa, há muito ansiada pelas populações, que exigiu uma persistente capacidade negocial e a estreita articulação entre as três juntas de freguesia. De forma intencional, a obra foi inaugurada em tempo de Fogaceiras, pelo simbolismo da união em prol do desenvolvimento do território.

Não chega a um quilómetro a extensão da rua, mas foram várias as intervenções realizadas, algumas de grande complexidade, como o deslocamento de infraestruturas, demolição de muros e edifícios, execução de ramais de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, requalificação e ampliação da rede de drenagem de águas pluviais, alargamento das vias, renovação de pavimentos, criação de zonas de passeios e de lugares estacionamento, ampliação da área verde, estudo e aplicação de sinalização horizontal e vertical. O investimento global da empreitada ronda o meio milhão de euros.

Para que a concretização desta obra fosse possível, os três presidentes de junta relativizaram as geografias e priorizaram os benefícios da requalificação da Rua da Mata para as populações de Paços de Brandão, Rio Meão e Santa Maria de Lamas, e para todos os que atravessam diariamente a icónica rua que toca as três freguesias.

O presidente da Câmara, Emídio Sousa, presidiu à inauguração ladeado pelos três autarcas em exercício – Avelino Costa, Conceição Fidalgo e André Vivas – mas não esqueceu os três antecessores, que iniciaram um complexo e moroso processo, de grande exigência negocial, que só agora permitiu constatar os reais benefícios da intervenção em matéria de acessibilidade e segurança para as populações.

Uma empreitada – frisou Emídio Sousa – liderada pelo vereador das Obras Municipais e vice-presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, que tem em mãos outras obras de requalificação de centros urbanos por todo o concelho, “para que as pessoas saiam de casa em segurança, convivam com os vizinhos, reforcem o sentido de comunidade”, reitera o edil.

Este é um dia histórico no nosso concelho, principalmente para as três freguesias”, frisou Conceição Fidalgo, presidente da Junta de Freguesia de Rio Meão, no decurso do ato inaugural.

O autarca de Paços de Brandão, Avelino Costa, sublinhou que “fica demonstrado que é possível falarmos, argumentarmos e conseguirmos uma solução equilibrada, unitária e boa para todos”.

André Vivas, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas, lembrou que é preciso recuar no tempo e pensar no estado em que se encontrava a Rua da Mata para se perceber a grandeza da obra executada. “Com união conseguimos contribuir para o crescimento do nosso concelho”, rematou.