Feira Viva Natação Adaptada conquista Troféu das Fogaceiras

Feira Viva Natação Adaptada conquista Troféu das Fogaceiras

A equipa da Feira Viva Natação Adaptada venceu o Troféu das Fogaceiras e dividiu o pódio com a ADADA, Associação de Desporto Adaptado do Porto, que ficou em segundo lugar, e com o Sporting Clube de Aveiro, que ficou na terceira posição. Os atletas da Feira Viva alcançaram ainda 7 Recordes Nacionais nos dois dias de competição.

A Feira Viva Natação Adaptada foi a anfitriã da competição que se disputou no último fim-de-semana no HMC Sports – Piscina Municipal de Santa Maria da Feira, e que contou com a participação de 13 clubes e 109 atletas.

Para além da vitória por equipas, os atletas da Feira Viva alcançaram 7 Recordes Nacionais nos dois dias de competição. Ivo Rocha, conquistou os Recordes Nacionais PC S5 nos 100m Livres, com 1.26,79, nos 200m Livres, com 2.59,44, nos 50m Mariposa, com 47,45, nos 200m Estilos. com 3.21,37. Samuel Duarte alcançou o Recorde Nacional PC S14 nos 400m Livres, com 4.46,94. Rodrigo Patrício atingiu o Record Nacional PC S14, nos 400m Estilos, com 5.54,78. Rodrigo Patrício, Diogo Gomes, Tomás Santos e Samuel Duarte, atingiram o Recorde Nacional PC Estafeta, nos 4x100m Estilos S14, com 5.23,96.

Mário Jorge Reis, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, esteve presente na competição e foi o primeiro a parabenizar a equipa pela vitória. “É um orgulho para o município ter uma equipa com estes resultados nesta modalidade no concelho. É sempre um gosto estar ao lado desta equipa que tem conseguido grandes feitos e que é uma referência na modalidade no desporto nacional”.

Beatriz Silva, do Conselho de Administração da Feira Viva, parabenizou o empenho da equipa e realçou a importância do Troféu das Fogaceiras. “É muito gratificante ser o anfitrião da prova, até porque os atletas bateram alguns recordes, conseguindo aliar à prova, o desafio pessoal”, afirmou. Também Paulo Marcelo, do Conselho de Administração da Empresa Municipal, destacou a importância da prova e mostrou-se orgulhoso do projeto. “É bom perceber o apoio que todos estes jovens têm na construção das suas capacidades psicológicas, físicas e motivacionais para continuarem a vencer e para continuarem a ser felizes”. O Diretor Geral da Feira Viva, Paulo Pais, admitiu que a vitória “em casa” é importante: “Sentimos a euforia quando o vencedor foi anunciado”, mas realçou que “o belo deste projeto não são as vitórias, mas o processo. O objetivo de cada um dos atletas é superar-se em cada treino e em cada competição, e é natural que este processo culmine em vitórias, e isso é mais belo deste projeto”, adiantou.

Carla Cardoso, a treinadora da equipa, mostrou-se feliz com o primeiro lugar, mas já pensa nos próximos objetivos: “a nossa prestação no Troféu Futebol Clube do Porto, sobretudo o desempenho da Ana Castro, que vai tentar conseguir mínimos para o Campeonato do Mundo em Manchester”, adiantou.