Amaro Antunes anuncia fim da carreira e já não vai pedalar de castelo ao peito esta temporada

Amaro Antunes anuncia fim da carreira e já não vai pedalar de castelo ao peito esta temporada

Foto: Direitos Reservados/Helena Dias

Era um dos reforços sonantes da ABTF Betão Feirense esta temporada, mas já não vai pedalar de castelo ao peito. Aos 32 anos de idade, o ciclista que venceu por três vezes a Volta a Portugal em Bicicleta anunciou o fim da carreira desportiva.

Amaro Antunes anunciou esta segunda-feira o ponto final na carreira enquanto ciclista. Num comunicado enviado à Lusa, o corredor justifica a decisão com a perda de motivação e gosto pelo treino. Entretanto, a ABTF Betão Feirense já emitiu um comunicado onde anuncia que o ciclista “não fará parte da equipa na temporada de 2023. O contrato foi rescindido por mútuo acordo, tendo a equipa seguido a vontade expressa pelo ciclista em pôr termo à sua carreira profissional. A ABTF Betão-Feirense deseja a Amaro Antunes os maiores sucessos pessoais e profissionais”, explica o emblema fogaceiro numa nota de imprensa enviada à Rádio Sintonia.

No comunicado enviado à Lusa, Amaro Antunes explica o porquê do adeus ao ciclismo. “Anuncio que decidi, após longa ponderação, deixar o ciclismo profissional, que abracei há 11 anos, com efeito imediato. Na primavera passada, o falecimento precoce da minha mãe e o processo crime ‘Prova Limpa’ […] conduziram a que perdesse toda a motivação e o gosto pelo treino, indispensáveis para enfrentar mais uma época na plenitude das minhas capacidades“, afirma o ciclista.

Amaro Antunes foi o único dos 11 ciclistas da W52-FC Porto que não foi suspenso ou constituído arguido no âmbito da operação ‘Prova Limpa’ e sublinha que o seu processo foi arquivado. Na hora do adeus, Amaro Antunes olha com “orgulho” para o percurso que realizou na modalidade. “Mesmo que a despedida não seja da forma que tinha idealizado, olho para a minha carreira com orgulho. Trabalhei no duro, com muita paixão e prazer, e conquistei resultados assinaláveis, quer em Portugal quer no escalão máximo do WorldTour“, lembra o ciclista.

Amaro Antunes era um dos nomes sonantes anunciados pela ABTF Betão Feirense para atacar a temporada 2023. O clube fogaceiro, às ordens do diretor desportivo Joaquim Andrade, contará esta época com Fábio Oliveira, Ivo Pinheiro e Francisco Pereira (que renovaram o vínculo por mais uma temporada) e reforçando-se ainda António Carvalho, Barry Miller, Santiago Mesa, Francisco Moreira, Diogo Oliveira, Afonso Eulálio e Pedro Andrade. Fica em aberto se o emblema fogaceiro vai ainda proceder a mais uma contratação para colmatar a saída inesperada de Amaro Antunes.