Inscrições para 250 fogaceiras abrem na próxima segunda-feira

Inscrições para 250 fogaceiras abrem na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira abre as inscrições para a participação de 250 meninas do concelho na Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro, feriado municipal. O formulário estará disponível exclusivamente online, a partir das 9h00, nas plataformas digitais do Município. Uma vez atingido o número estipulado, a organização abrirá uma bolsa destinada a suplentes, que possibilitará outras participações em caso de desistências.

O Município esclarece que a limitação do número de participantes a 250 meninas fogaceiras visa aprimorar a organização e a solenidade da cerimónia religiosa, celebrada na Igreja Matriz, permitindo ainda à comunidade da paróquia – que apoia e frequenta a igreja ao longo de todo o ano – assistir à Missa Solene com Bênção das Fogaças.

Podem inscrever-se para a Festa das Fogaceiras meninas que completem, no mínimo, 8 anos até ao final de 2023. Vestidas e calçadas de branco, as fogaceiras vão desfilar no Cortejo Cívico e na majestosa Procissão com a fogaça à cabeça, participando ainda na celebração religiosa na Igreja Matriz.

Apesar do processo de inscrição ser exclusivamente online, a Loja Interativa de Turismo prestará o apoio necessário aos pais e encarregados de educação que o solicitem.

As normas de bem trajar constam do Manual da Fogaceira, que vai chegar a todas as escolas do 1º Ciclo para oferta às meninas que poderão participar na festa pela primeira vez. Às escolas chegarão também o cartaz promocional da festividade e dos grandes concertos que integram a programação cultural, bem como informação detalhada sobre as atividades de difusão desta tradição secular junto dos alunos dos diferentes ciclos de ensino.

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal oferece o almoço de 20 de janeiro a todas as meninas fogaceiras que o pretendam. Também a fogaça que transportam à cabeça será oferecida às meninas, para que, como manda a tradição, a partilhem com familiares e amigos no final da Procissão das Fogaceiras, que percorre as ruas principais do centro histórico da cidade.

Cantinho da Fogaceira

A 12 de janeiro abre portas o Cantinho da Fogaceira, que disponibiliza vestidos e sapatos brancos para empréstimo às meninas, mediante stock limitado. Instalado no Imaginarius Centro de Criação, este espaço, criado pela Autarquia em 2015, dispõe de dezenas de trajes e acessórios, na sua maioria adquiridos pela organização, bem como artigos doados por famílias de meninas fogaceiras.

O Cantinho da Fogaceira é também um ponto de partilha de informação e aconselhamento sobre as normas de bem trajar e postura nos momentos mais solenes desta festividade secular.

Este espaço terá as portas abertas entre 12 e 17 de janeiro, no antigo matadouro municipal, junto à estação da Linha do Vouga, na Piedade, nos seguintes horários: das 17h00 às 20h00 (segunda a sexta-feira); das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (sábado e domingo).

No âmbito do projeto comunitário Ponto Fogaça, a Câmara Municipal vai disponibilizar, pela primeira vez, casacos de lã brancos, feitos artesanalmente por voluntárias da comunidade, sendo que, este ano, a prioridade será dada às meninas mais pequenas, mais vulneráveis ao frio.