Município assinala um ano de trabalho com a inauguração de duas obras simbólicas

Município assinala um ano de trabalho com a inauguração de duas obras simbólicas

Domingo, 16 de outubro, dia em que completa o primeiro ano de trabalho do atual mandato, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira inaugura duas obras simbólicas em dois centros urbanos de referência do território: o Percurso Urbano do Cáster, na cidade-sede do concelho, e o requalificado Largo da Igreja/Arraial de Lourosa.  

Mais do que a obra física, cujo montante global de investimento é superior a 1,7 milhões de euros, o presidente da Câmara, Emídio Sousa, evidencia o valor imaterial destas duas intervenções e de outras em fase de execução. “Estamos a devolver os espaços urbanos às nossas populações, a incentivá-las a sair de casa e a conviver, a usufruir dos espaços ao ar livre e a praticar exercício físico em contacto com a natureza”, frisa o edil, recordando as 64 empreitadas que o Município tem em curso por todo o território, sem esquecer os 31 projetos prontos para entrar em obra e os mais de 100 projetos em fase de estudo prévio. “Temos em curso o maior investimento municipal de sempre em obras, que abrange todas as áreas da governação municipal e as 31 freguesias do concelho”, vinca o presidente da Câmara.

Espinha dorsal do futuro Parque Condes de Fijô, o Percurso Urbano do Cáster, em Santa Maria da Feira, apresenta uma extensão de 2,3 km de pista pedonal e ciclável entre o Lar da Santa Casa da Misericórdia e o Pavilhão da Lavandeira, com passagem pelo centro histórico, permitindo à população local e aos visitantes redescobrir a cidade através do vale do Cáster, em particular o extenso pulmão verde até agora desconhecido para muitos dos que frequentam aquele espaço.

A obra representa um investimento de cerca de 800 mil euros e integra a estratégia municipal de implementação de políticas de incentivo à mobilidade em modos suaves, que prioriza a criação de percursos cicláveis em pontos estratégicos do concelho, perspetivando a concretização de uma rede intra e intermunicipal de ciclovias.

Refira-se ainda que, até ao final deste ano, a Autarquia vai iniciar o projeto de reflorestação e renaturalização do parque da cidade, que contempla toda a extensão do Percurso Urbano do Cáster e área envolvente, onde serão realizados trabalhos de limpeza e desmatação de infestantes, plantação de árvores e arbustos autóctones, instalação de abrigo para polinizadores e criação de um prado florido, num montante de investimento que ronda os 157 mil euros.

Também o Largo da Igreja/Arraial de Lourosa foi alvo de profundas obras de requalificação urbana, apresentando-se agora mais amplo e mais moderno, mais acessível e funcional. Toda a área intervencionada foi redesenhada de forma a estabelecer uma ligação mais próxima entre a Igreja Matriz de Lourosa e o arraial, desde logo com a eliminação do arruamento em frente ao cemitério e à igreja, que permitiu a formação de uma praça única, com um desenho harmonioso e agregador.

Com um valor de investimento que ultrapassa os 900 mil euros, a nova praça integra um edifício de apoio com cafetaria – cuja abertura de concurso para a concessão de exploração foi aprovada na reunião de Câmara de 10 de outubro – e sanitários de uso público aptos para utilizadores com mobilidade reduzida, espaços verdes em canteiros murados, uma ampla área para atividades lúdicas e zona de lazer/convívio. Brevemente serão intervencionadas as casas de banho públicas que já existiam junto ao cemitério e à igreja.