Guiada pelo “amor às artes e à dança”, a Creative Move prepara participação no All Dance World

Guiada pelo “amor às artes e à dança”, a Creative Move prepara participação no All Dance World

Daniel Leça, diretor da Academia Creative Move, nos estúdios da Sintonia

A academia situada em S. Miguel de Souto tem motivos para sorrir este ano. Depois de uma participação brilhante no All Dance Europe, em Roma, onde arrebatou sete medalhas e o prémio de melhor Bailarina Mini da Europa, a Creative Move prepara-se para um novo desafio: vai representar Portugal no All Dance World, uma competição que decorre nos Estados Unidos da América em novembro.

O projeto da Creative Move começou a dar os primeiros passos em 2011. Aos poucos, a academia foi crescendo de forma sustentada e, com isso, cresceu também a qualidade dos espetáculos que leva a cena. A principal coordenada desta escola, diz-nos Daniel Leça, “é o amor às artes e à dança” e talvez isso explique o sucesso do ano 2022, que ficará certamente na história desta academia. Em julho, a Creative Move participou pela primeira vez numa competição internacional e trouxe para Portugal uma bagagem cheia de galardões. No All Dance Europe, em Roma, a Creative Move apresentou sete coreografias e arrebatou sete medalhas e ainda o prémio de Melhor Bailarina Mini da Europa. As conquistas da academia situada em S. Miguel de Souto não se ficam por aqui. A escola de dança prepara-se para, em novembro, representar Portugal no All Dance World, em Orlando, nos Estados Unidos da América.

Daniel Leça, professor e diretor da Academia Creative Move, tem um percurso umbilicalmente ligado à dança. Começou a dançar no ATL, depois vieram os espetáculos, as competições e o “bichinho pela dança cresceu“. Licenciou-se em Desporto e, dos tempos de estudante, lembra-se de ter já “a ideia de dar aulas um dia”.

Em 2011, o projeto Creative Move começa a dar os primeiros passos. Daniel Leça começa a lecionar aulas de dança no seio de uma associação. Em 2014, a Creative Move surge, finalmente, com um espaço físico próprio.

A principal coordenada da Creative Move é o amor às artes e à dança“, afirma Daniel Leça. A academia aposta num “ambiente familiar” e incentiva “o espírito de união” entre todos com a meta de obter os melhores resultados possíveis.

Em 2022, a Creative Move regressou aos grandes palcos. Apresentou o espetáculo ‘A Bela e o Monstro’ no palco do Cineteatro António Lamoso.

E que oferta é possível encontrar na Creative Move? Há ballet clássico, hip hop, dança contemporânea, aulas de pontas, mas também modalidades como AcroDance, Karaté, Zumba ou Pilates, responde Daniel Leça.

Roma: uma experiência “gratificante e enriquecedora”

A Creative Move estreou-se este ano nos palcos internacionais. No All Dance Portugal, que decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira, a academia obteve classificações para marcar presença no All Dance Europe, em Roma, e no All Dance World, em Orlando, nos EUA, uma competição que acontece em novembro deste ano.

Daniel Leça conta que a experiência em Roma foi “muito gratificante e enriquecedora” para toda a academia. A escola levou sete coreografias e todas saíram premiadas da competição. A academia arrebatou ainda o galardão de Melhor Bailarina Mini da Europa. Daniel Leça sente que os prémios que a Creative Move conquistou a representar Portugal são “a recompensa do trabalho árduo” que tem desenvolvido nos últimos anos.

Na agenda da Creative Move segue-se, em novembro, a participação no All Dance World, uma competição que irá decorrer em Orlando, nos EUA. Daniel Leça espera que a escola viva uma “experiência única e enriquecedora”.

Pode ouvir a entrevista completa com o diretor da Creative Move aqui.

Entrevista com Daniel Leça: 15/09/2022