12 clubes feirenses distinguidos como Entidades Formadoras da AFA

12 clubes feirenses distinguidos como Entidades Formadoras da AFA

12 clubes do concelho de Santa Maria da Feira foram distinguidos, no passado sábado, como Entidades Formadoras da Associação de Futebol de Aveiro. 10 clubes garantiram a certificação no futebol masculino, o Feirense mereceu a distinção no futebol feminino, três emblemas foram distinguidos no futsal masculino e o Lusitânia de Lourosa também recebeu a certificação na vertente feminina do futsal.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, regressou no passado sábado à Aldeia do Futebol de Aveiro para entregar os certificados de Entidades Formadoras a 50 clubes filiados na Associação de Futebol de Aveiro. Arménio Pinho, presidente da AFA, demonstrou o seu contentamento pelo crescimento do número de Entidades formadoras no distrito de Aveiro, numa cerimónia que contou ainda com a presença dos representantes das autarquias a que pertencem os clubes certificados.

Foi na Aldeia do Futebol de Aveiro, o “laboratório de talentos” da AFA, que os 50 clubes certificados tiveram a oportunidade de receber das mãos de Fernando Gomes a distinção pelo processo de certificação relativo à época 2020/2021.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol considerou na cerimónia deste sábado que o processo de certificação é fruto de “um esfoço brutal da Federação Portuguesa de Futebol e de várias entidades”. “Este é um processo que não volta atrás, porque é de valorização e qualificação, para que a base da pirâmide do futebol continue a ser a sustentação do desenvolvimento do futebol em Portugal”, referiu.

Fernando Gomes salientou ainda “o papel importantíssimo que as autarquias têm nos processos de certificação”, garantindo que “se não houvesse um cunho das câmaras municipais e das juntas de freguesia no desenvolvimento dos clubes, dificilmente se atingiriam os patamares na certificação que são agora uma realidade”.

O presidente da FPF recordou que “a época 2020/2021 foi muito difícil para os clubes”, felicitando a Associação de Futebol de Aveiro “por conseguiu aumentar o número de Entidades Formadoras certificadas”. “O presidente Arménio Pinho já demonstrou a sua vontade para que 80% dos clubes de Aveiro consigam a certificação, e acredito que essa meta pode vir a ser alcançada na próxima época, ou na seguinte”, disse.

Já Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro, realçou que “cinco meses depois da inauguração da primeira fase da Aldeia do Futebol de Aveiro, a cerimónia de entrega de certificados a Entidades Formadoras, é mais uma prova de como o trabalho desenvolvido está a solidificar o futuro dos clubes da AFA”.

Temos uma abrangência territorial de cerca de 85% dos concelhos do distrito, sendo que apenas três concelhos não têm Entidades Formadoras certificadas. Endereço um especial agradecimento aos clubes e aos seus dirigentes, porque o trabalho que desenvolvem no processo de certificação é de excelência”, afirmou, sublinhando que “têm sido uma fonte de inspiração e um orgulho, porque a mudança estrutural que estão a operar no seio dos clubes dará frutos a curto e a médio prazo”.

Arménio Pinho lembrou ainda que, “no meio de tantas adversidades, as autarquias foram um esteio forte na motivação e na manutenção dos clubes”. “Foram um elemento preponderante para o sucesso e deixo também uma palavra de reconhecimento a Fernando Gomes, à Federação Portuguesa de Futebol e ao departamento de certificação por todo o apoio às associações e aos clubes”.

Qualidade da formação aveirense premiada

Ao todo, são 50 os clubes aveirenses que receberam a certificação de entidades formadoras da FPF, mais 16 do que na época passada, um número que mantém a tendência de crescimento da qualidade na formação dos clubes filiados na Associação de Futebol de Aveiro. Entre o futebol e o futsal, CD Feirense, Clube de Albergaria, Lusitânia de Lourosa FC, GD Eixense e NEGE acumulam certificações em mais do que uma vertente ou modalidade.

Recorde-se que o processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva. De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.

Santa Maria da Feira com 12 clubes distinguidos

Futebol Masculino

Juventude Atlética de Rio Meão (2 estrelas)

Clube Desportivo de Tarei (2 estrelas)

Associação Desportiva de Argoncilhe (3 estrelas)

Associação Desportiva e Cultural de Lobão (3 estrelas)

Sporting Clube de São João de Ver (3 estrelas)

Clube de Futebol União de Lamas FF (3 estrelas)

Clube Desportivo Paços de Brandão (3 estrelas)

Fiães Sport Clube (3 estrelas)

Lusitânia Futebol Clube Lourosa (4 estrelas)

Clube Desportivo Feirense (4 estrelas)

Futebol Feminino

Clube Desportivo Feirense (3 estrelas)

Futsal Masculino

Associação Juventude de Fiães (CBFF – Centro Básico de Formação em Futsal)

Lusitânia Futebol Clube Lourosa (2 estrelas)

Associação Cultural e Desportiva de Gião (2 estrelas)

Futsal Feminino

Lusitânia Futebol Clube Lourosa (CBFF – Centro Básico de Formação em Futsal)