Três empresas alvo de vistoria por suspeita de descargas ilegais no rio Uíma

Três empresas alvo de vistoria por suspeita de descargas ilegais no rio Uíma

As várias denúncias de descargas ilegais no rio Uíma, em Fiães, surtiram efeito. O tema tem marcado a agenda nas últimas semanas e esta quinta-feira a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira emitiu um comunicado onde informa que foram conduzidas vistorias “a três empresas situadas na bacia hidrográfica do rio Uíma, suspeitas de serem responsáveis pelas referidas descargas”.

No seguimento de denúncias vindas a público, que apontam para descargas ilegais de efluentes industriais no Rio Uíma, o Município de Santa Maria da Feira informa que acompanhou, esta quinta-feira, dia 6 de janeiro de 2022, três vistorias a empresas situadas na bacia hidrográfica do rio Uíma, suspeitas de serem responsáveis pelas referidas descargas“, começa por explicar o Município.

As vistorias, coordenadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade responsável pela fiscalização e gestão de recursos hídricos, “foram solicitadas à APA, com caráter de urgência, pela Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e acompanhadas em permanência pelo vereador responsável pela pasta do Ambiente, Mário Jorge Reis“.

No processo, explica o comunicado, estão envolvidas outras entidades, como a Indaqua Feira e o Serviço de Proteção do Ambiente e Natureza (SEPNA) da GNR. “As conclusões relativas às três vistorias serão conhecidas após a elaboração dos respetivos relatórios pela APA“, conclui o município.