Município aguarda orientações do Governo para decidir em que formato se realiza a Festa das Fogaceiras

Município aguarda orientações do Governo para decidir em que formato se realiza a Festa das Fogaceiras

Para a componente solene, que inclui o Cortejo Cívico, Missa, Bênção das Fogaças e Procissão, estão em cima da mesa três cenários: um mais restritivo, outro moderado e um terceiro com restrições mais leves. É certo que a Festa das Fogaceiras, a mais antiga e simbólica festividade religiosa do concelho de Santa Maria da Feira, se vai realizar, mas o Município aguarda a resolução do Conselho de Ministros para saber em que moldes poderá decorrer a celebração.

A Festa das Fogaceiras, tradição secular de Santa Maria da Feira, é novamente celebrada este ano, mas os moldes estão ainda por definir. O vereador da Cultura, Gil Ferreira, explicou na última reunião de Câmara que o formato das celebrações está dependente das orientações que o Governo irá definir depois da reunião com especialistas, esta quarta-feira, e do Conselho de Ministros, agendado para quinta-feira.

Dependendo desse desfecho, o município compromete-se a decidir, até 7 de janeiro, em que moldes irá decorrer o cumprimento do voto ao mártir S. Sebastião, tradição que se cumpre em território feirense há mais de 500 anos. “Combinamos, no dia 7, com toda a informação existente, decidir qual dos três cenários será adotado para a realização da programação solene, no dia 20, e também do programa cultural“, explicou Gil Ferreira.

No que toca à vertente cultural e artística, o vereador adiantou que a Câmara tem a “pretensão de a manter, de acordo com o enquadramento e as recomendações que sejam definidas pelo Governo de Portugal. À data, o que é exigido é o certificado de recuperação ou a apresentação de um teste negativo“, exemplificou, ressalvando, contudo, que poderão vir novas medidas a caminho, devido à situação pandémica vivida no país, que poderão provocar alterações.

No ano passado, recorde-se, a cerimónia desenrolou-se num quadro muito restritivo. Não houve cortejo cívico nem procissão e a Missa Solene e a Bênção das Fogaças contou apenas com a presença de 31 meninas fogaceiras, em representação de todas as freguesias do concelho.

A programação cultural e artística da Festa das Fogaceiras vai desenrolar-se em vários equipamentos do concelho, como o Europarque, o Cineteatro António Lamoso ou museus. Para já, de acordo com a programação disponível no site do município, está prevista arrancar a 10 de janeiro e estender-se até ao final do mês.

Programação diversificada em torno da Fogaça para todos os gostos

Logo no arranque da programação, a 10 de janeiro, há a XV Mostra do Fabrico da Fogaça da Feira, uma iniciativa promovida pelo município e pelo Agrupamento de Produtores da Fogaça da Feira, que acontece no Castelo da Feira, com início agendado para as 9h30. Aí, os participantes são desafiados pelos produtores da fogaça da feira a colocarem as mãos na massa e a descobrirem os segredos do fabrico do famoso “pão doce” de Santa Maria da Feira.

‘Fogaça ou Fogaceira?!’, uma atividade do Museu de Santa Maria de Lamas, contempla uma visita e oficina de Expressão Plástica e é direcionada a grupos desde Pré-escolar ao Universitário, Seniores e Família. Arranca já na próxima segunda-feira, dia 10, e prolonga-se até ao final do mês.

Também o Museu de Lamas promove, durante o mesmo período, uma visita guiada ao núcleo temático “S. Sebastião: O Voto – A Identidade – A Arte”, integrado na exposição permanente e que explora a história, a iconografia e a personalidade do Voto, o “pão doce” do tributo – a fogaça -, a identidade populacional e patrimonial de Terras de Santa Maria.

Entre os dias 10 e 19 de janeiro, a história ‘Era uma vez as Fogaceiras’, protagonizada por Marta e Leonor, percorre os jardins de infância do concelho.

No Museu Convento dos Loios, as crianças desde o Pré-Escolar ao 3º ciclo do Ensino Básico podem participar, entre 11 e 31 de janeiro, numa oficina à escolha onde são desafiadas a recriar alguns dos objetos mais simbólicos destas festividades. A atividade “Cumprindo a Tradição”, através da veia artística, dá ainda a conhecer a história, as tradições e os símbolos da Festa das Fogaceiras.

A Festa das Fogaceiras volta a contar com a Exposição “Reinventar o  Traje das Fogaceiras”, que vai já na XV edição. Jardins de Infância, Escolas Básicas do 1º ciclo e IPSS são convidadas a expor os vestidos que produziram no âmbito do concurso “Reinventar o Traje das Fogaceiras”. A mostra estará patente, entre 19 e 20 de janeiro, na Praça Gaspar Moreira, entre as 10h e as 18h e com entrada gratuita.

Nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, o Cineteatro António Lamoso acolhe a recriação histórica ‘S. Sebastião – o Piedoso’, levada a palco pela  Décadas de Sonho. A sinopse faz antever um espetáculo a não perder durante este mês: “São Sebastião, o evangelizador! Em vez de se esconder, com valentia apresenta-se ao imperador romano Diocleciano, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado. Cristão de coração, de legionário a comandante de formação, assim é S. Sebastião – O Piedoso, sobre quem se apresenta este espetáculo de recriação histórica”.

Cumprindo a tradição, a Confraria da Fogaça da Feira celebra o seu XX Capítulo no Castelo de Santa Maria da Feira no dia 15 de janeiro. Após a missa na capela do Castelo, na cerimónia capitular, os novos confrades serão entronizados e farão a prova da Fogaça. O Capítulo termina com um almoço convívio para todos os participantes onde a fogaça será protagonista.*

No dia seguinte, o Museu Convento dos Loios acolhe mais uma atividade dedicada às famílias. ‘Domingo da Família: Cumprindo a tradição’ é o nome da ação que dá a conhecer a história das fogaceiras e convida as famílias a mostrarem as suas habilidades artísticas. Decorre entre as 15h e as  16h30.

“A minha família vai ao Museu! E a tua?!” – Especial Festa das Fogaceiras promete ser a atividade ideal para as famílias feirenses no dia 20 de janeiro. Às 15h30, o Museu de Lamas dinamiza uma oficina de construção de marcadores de livros/magnéticos, tendo como figura principal as “meninas fogaceiras”.

Com o objetivo de promover e desenvolver a atividade artística entre os jovens, o Rotary Clube da Feira realiza o Concurso de Desenho “As Fogaceiras na Rua”. O concurso é destinado aos jovens entre os 15 e os 20 anos e pretende motivá-los a olhar e sentir o centro histórico da cidade, o seu património e todos os recantos desta zona nobre, mas registar também as pessoas, a Procissão das Fogaceiras e todo o ambiente que nesse dia se vive em torno desta festa secular – a Festa das Fogaceiras.

Concertos e Teatro Revista enriquecem a programação

No dia 20 de janeiro, a sátira e a comédia regressam ao Cineteatro António Lamoso. O habitual Teatro Revista – Ensaio Geral do Orfeão da Feira volta a pisar o palco e promete uma noite repleta de gargalhadas. O espetáculo acontece às 21h30.

No dia 21 de janeiro, a Escola Secundária de Santa Maria da Feira acolhe, pelas 21h, a atividade “Fogaça com Todos”, promovida pelo Rotary Clube da Feira. Trata-se de uma Prova de vinhos pelo Winemaker Osvaldo Amado, acompanhada de fogaça e de várias outras iguarias, e com declamação de poesia.

A 23 de janeiro, sobe ao palco do grande auditório do Europarque o Grande Concerto de Ano Novo da Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, conduzido pelo maestro Paulo Martins. O espetáculo terá lugar às 17h.

Blu Flamingo, no âmbito do programa À4HÁ, atua no Cineteatro António Lamoso a 26 de janeiro. O concerto do trio feirense, formado em 2019, está agendado para as 22h.

Filarmonia com Quinta do Bill fecha com chave de ouro

Em Filarmonia com Quinta do Bill encerra com chave de ouro a programação cultural da Festa das Fogaceiras, no dia 29 de janeiro, no grande auditório do Europarque, às 21h45 . A Quinta do Bill junta-se em palco aos cerca de 220 músicos das quatro bandas filarmónicas do concelho – Banda de Música de Arrifana, Banda de Marcial do Vale, Banda Musical de Santiago de Lobão e Banda Musical de Souto.

*A Confraria da Fogaça da Feira procedeu ao adiamento do XV Capítulo, estando ainda a data por definir.