Jovem Autarca: “Este é um projeto onde posso dar voz às minhas ideias e trabalhar em equipa”

Jovem Autarca: “Este é um projeto onde posso dar voz às minhas ideias e trabalhar em equipa”

Depois de tomar posse como Jovem Autarca no passado dia 3 de dezembro, Bárbara Freitas esteve nos estúdios da Sintonia esta quarta-feira, acompanhada da Jovem Autarca cessante, Sara Prata, do vereador da Juventude, Gil Ferreira, e da técnica do Gabinete da Juventude, Ana Oliveira. Além do balanço do trabalho realizado no último ano, a entrevista permitiu perspetivar o novo mandato do projeto Jovem Autarca.

O vereador da Juventude destacou que o projeto incentiva à “participação ativa de jovens que se propõe a fazer política à sua escala” e em “prol da comunidade“, ressalvando também a importância do “treino de competências” ao longo do processo.

Bárbara Freitas, aluna do Agrupamento de Escolas de Corga de Lobão, candidatou-se com três ideias de áreas distintas: construir um campo de desporto, criar um clube de teatro e dinamizar um intercâmbio entre jovens e seniores. “Queria que as propostas focassem áreas diferentes para poder agregar interesses de diferentes jovens“, destacou aos microfones da Sintonia. Bárbara Freitas destacou, também, o momento da eleição. “Quando disseram o meu nome fiquei surpreendida e muito feliz. Estou muito grata a todos os que me ajudaram“, apontou.

Sara Prata, Jovem Autarca cessante, abordou o trabalho desenvolvido no último ano e explicou o impacto do projeto na sua vida. “Ser Jovem Autarca abriu-me os olhos, não sabia de metade do que se fazia. Percebi que havia muitas mais coisas que poderia fazer, além da escola. Ser Jovem Autarca foi uma lufada de ar fresco“, destacou. “Sempre fui uma pessoa que quer fazer mais e o Jovem Autarca é um projeto onde posso dar voz às minhas ideias e trabalhar em equipa“, realçou ainda.

A entrevista, moderada por Filipe Dias, está disponível na íntegra aqui.

Entrevista Jovem Autarca: 15/12/2021