Em Sintonia com o URBACT, um programa que ambiciona “construir uma sociedade mais participativa”

Em Sintonia com o URBACT, um programa que ambiciona “construir uma sociedade mais participativa”

Construir uma sociedade participativa é um dos objetivos do programa URBACT, que no final da tarde de terça-feira esteve em destaque nos estúdios da Sintonia. Como incentivar a participação ativa dos cidadãos, em cooperação com os decisores políticos, técnicos municipais e entidades públicas e privadas? Esta é uma das perguntas a que este programa de cooperação europeia procura responder.

Esta quarta e quinta-feira, Santa Maria da Feira é o palco de um encontro transnacional, acolhendo delegações de França, Itália, Dinamarca, República Checa, Estónia e Portugal. Liderado pela cidade francesa de Agen, este projeto é constituído por uma rede de oito cidades europeias – Santa Maria da Feira (Portugal), Bistrita (Roménia), Cento (Itália), Dinslaken (Alemanha), Hradec Kralové (República Checa), Saint Quetin (França) e Tartu (Estónia) – criada para ajudar a enfrentar os desafios da governança local, nomeadamente a promoção da democracia participativa. 

Nos estúdios da Sintonia estiveram a vereadora da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Ana Osório, o técnico do Município, José Cardoso, e o gestor de projeto, Christophe Gouache.

Pode ouvir a entrevista, moderada por Filipe Dias, aqui.

Programa Urbact – 14/12/2021