Imaginarius reforça apoio a artistas locais e companhias emergentes de todo o mundo

Imaginarius reforça apoio a artistas locais e companhias emergentes de todo o mundo

Pelo sétimo ano consecutivo, o festival Imaginarius desafia artistas de Santa Maria da Feira a desenvolver novas criações para o espaço público, que serão integradas na programação oficial da 21ª edição, a realizar entre 26 e 29 de maio do próximo ano. As candidaturas para a Call – Apoio à Criação Local estão abertas até 14 de janeiro e as duas criações selecionadas vão receber uma bolsa de apoio reforçada, no valor de 5 mil euros. Abertas no mesmo período estão também as candidaturas ao Mais Imaginarius, secção do festival que, desde 2009, abre espaço a artistas emergentes de todo o mundo, através de um concurso de criações artísticas para o espaço público, premiadas com uma residência e um reforçado apoio financeiro de 5 mil euros.

Desde 2015 que o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua constitui uma montra privilegiada para artistas e companhias de Santa Maria da Feira, resultado da Call – Apoio à Criação Local, aberta exclusivamente a agentes culturais do território, que encontram no festival uma  oportunidade única para mostrar os seus projetos a programadores nacionais e internacionais. Nesta chamada privilegia-se a construção de novas identidades artísticas e, acima de tudo, o diálogo da criação artística contemporânea com o património cultural e natural de Santa Maria da Feira. São duas as criações que serão apoiadas no âmbito desta Call, projetos de artistas independentes, companhias ou associações locais, no domínio das Artes de Rua, Circo e Cruzamentos Disciplinares, que estrearão na programação oficial em maio de 2022, com a possibilidade de integrar as rotas nacionais e internacionais de festivais congéneres após a estreia no Imaginarius. As candidaturas deverão ser submetidas até 14 de janeiro, através de formulário disponível no site oficial do evento (www.imaginarius.pt), onde também se encontram detalhadas as normas de participação e as etapas do processo de candidatura. Os resultados serão divulgados até 21 de janeiro.

Com um longo e consolidado percurso de 12 anos no apoio e promoção de artistas emergentes de todo o mundo, o Mais Imaginarius continua a acolher e a dar palco a companhias de múltiplas geografias, empenhadas em mostrar o seu trabalho através de um concurso de criações artísticas, que nesta edição privilegia as abordagens inovadoras, o cruzamento de disciplinas, a integração de tecnologias e a participação, critérios transversais às diferentes disciplinas artísticas a concurso: Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Intervenção, Instalação, Novos Media, Magia e Multidisciplinar. Os projetos serão avaliados com base na qualidade artística, criatividade, inovação e interação com o público. As candidaturas ao Mais Imaginarius estão abertas até 14 de janeiro, no site do festival, e os resultados, num máximo de 15 projetos selecionados, serão divulgados até 28 de fevereiro.

Refira-se que, depois do cancelamento do Imaginarius em 2020, na sua 20ª edição, realizada em 2021 – ano particularmente difícil devido à pandemia, que ditou a realização de um primeiro momento maioritariamente online, em maio, e um segundo momento maioritariamente presencial, em setembro – o festival  apresentou dois projetos selecionados no âmbito da Call 2021 e três da Call de 2020, para além de cinco projetos artísticos no âmbito do concurso Mais Imaginarius’21. A companhia espanhola de teatro e dança Elelei conquistou o júri do Mais e o público do festival com a criação “A Ciegas”, apresentada no palco virtual. Como prémio, o coletivo vai agora realizar uma residência artística em Santa Maria da Feira, que será apresentada em estreia absoluta na programação oficial do Imaginarius 2022.

Foto: DR/Arquivo