Emídio Sousa reeleito presidente da Câmara Municipal com 48,91% dos votos

Emídio Sousa reeleito presidente da Câmara Municipal com 48,91% dos votos

Foto: DR

Emídio Sousa foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira com 34.177 votos e mantém os sete vereadores no executivo municipal. A lista do PS, liderada por Márcio Correia, somou 21.026 votos, elegendo quatro vereadores.

O Bloco de Esquerda surge como terceira força política na corrida à Câmara Municipal, conquistando 2.596 votos (3,72%). Seguem-se CDS-PP com 2.275 votos (3,26%), Chega com 1.979 votos (2,83%), Iniciativa Liberal com 1.886 votos (2,7%), PCP-PEV com 1.627 votos (2,33%) e PAN com 1.029 votos (1,47%).

No concelho, a abstenção situou-se em 44,39 por cento, um número superior aos valores registados nas últimas autárquicas de 2017 (42,68%). Registaram-se ainda 2.113 votos em branco (3,02 por cento) e 1.167 votos nulos (1.67%).

Chega e Iniciativa Liberal entram na Assembleia Municipal

Carlos Jorge Oliveira (PSD) foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira com 30.900 votos (44,22%), numas eleições que ficam marcadas pela eleição de um deputado pelo Chega e outro pela Iniciativa Liberal. A lista do PS, encabeçada por Susana Correia, reuniu 22.098 votos (31,62%) o que resulta na eleição de 12 deputados. Em terceiro lugar, surge o Bloco de Esquerda, que elege apenas um deputado com 2.950 votos (4,22%). O CDS voltou a eleger um representante na Assembleia Municipal com 2.566 votos (3,67%). A Iniciativa Liberal conquistou 2.421 votos (3,46%), o que vale a eleição do deputado Carlos Martins, e o Chega também elege nestas autárquicas o deputado Miguel Branco, ao somar 2.167 votos (3,10%). A CDU (PCP-PEV) conquistou 1.863 votos (2,67%), o que vale a eleição do deputado Carlos Cunha. O PAN, com 1.301 votos (1,86%) fica de fora deste órgão autárquico.

PSD vence em 16 freguesias, PS conquista quatro e Manuel Melo (MM) continua a liderar Milheirós de Poiares

Nas freguesias, o PS manteve o comando de Sanguedo (Valdemar Silva), de Nogueira da Regedoura (Rui Rios) e da União de Freguesias de S. Miguel do Souto e Mosteirô (Francisco Andrade). Os socialistas conquistaram ainda a União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, que será agora liderada por David Neves.

Em Milheirós de Poiares, o independente Manuel Melo (Mais Milheirós) foi o mais votado e renova por mais um mandato.

As restantes freguesias foram conquistadas pelo PSD. Em Argoncilhe venceu Manuel Santos, em Arrifana vitória para Ricardo Oliveira, em Escapães reeleição de Minervina Rocha e em Fiães vitória, mas sem maioria, para Valdemar Ribeiro. César Jorge Resende passa a liderar a freguesia de Fornos, em Lourosa Armando Teixeira foi reeleito e em Mozelos José Carlos Silva mantém-se ao comando da Junta de Freguesia. Avelino Costa venceu em Paços de Brandão, Conceição Fidalgo foi eleita em Rio Meão, Nuno Joel Costa assume os destinos da Junta de Freguesia de Romariz e em Santa Maria de Lamas André Vivas passa agora a liderar a freguesia. Em S. João de Ver, vitória para Nuno Albergaria e em S. Paio de Oleiros Maximino Costa renova por mais um mandato. José Martins continua na liderança da União de Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros e na União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo mantém-se no comando Fernando Leão.

O CDS-PP elegeu três deputados em Arrifana e outros três na União de Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros. Em Nogueira da Regedoura, onde concorria em coligação com o PSD, conseguiu eleger dois representantes. Tem ainda um deputado eleito nas freguesias de Santa Maria de Lamas, Romariz, Paços de Brandão e S. Miguel do Souto e Mosteirô, tendo perdido um deputado na Assembleia de Freguesia de S. João de Ver.

A CDU (PCP-PEV) conseguiu eleger dois deputados em Fiães e um em S. Paio de Oleiros. Já o Bloco de Esquerda elege um deputado em Fiães nestas autárquicas. A Iniciativa Liberal assegurou um deputado na União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo e outro na freguesia de Argoncilhe.

Consulte em detalhe os resultados nas freguesias.