Inauguração da 1ª fase da Aldeia do Futebol é “mais um passo” na ambição da Associação de Futebol de Aveiro

Inauguração da 1ª fase da Aldeia do Futebol é “mais um passo” na ambição da Associação de Futebol de Aveiro

Presidente da Associação de Futebol de Aveiro realçou “a capacidade de resistência à pandemia para finalizar a primeira fase da Aldeia do Futebol” na cerimónia de inauguração decorrida este sábado. Equipamento vai permitir “aglutinar todas as valências da AFA para que o talento desportivo aveirense seja potenciado”, frisou Arménio Pinho.

A Associação de Futebol de Aveiro inaugurou este sábado, dia 31 de julho, a primeira fase da Aldeia de Futebol de Aveiro, numa cerimónia em que os convidados tiveram a oportunidade de visitar as instalações da estrutura que nasceu na zona envolvente Estádio Municipal de Aveiro, com a presença de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

A primeira fase da obra, agora concluída, contempla um campo de futebol de 7, um campo de futebol de 11 com uma bancada coberta com capacidade para 300 espectadores, quatro balneários para equipas e dois balneários para técnicos e árbitros, a iluminação artificial, bem como uma zona de parqueamento automóvel adjacente.
Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro, foi o principal anfitrião da cerimónia e sublinhou “a capacidade de resistência à pandemia para finalizar a primeira fase da Aldeia do futebol”. “O passado obrigou-nos a estar no máximo da nossa exigência, mas o futuro também, porque a inauguração da primeira fase da obra da Aldeia do Futebol é mais um passo na nossa ambição. É aqui que queremos aglutinar todas as valências da Associação de Futebol de Aveiro, sempre de uma forma profissional, para que o talento desportivo aveirense seja potenciado”, referiu. O dirigente realçou ainda que “a AFA quer concentrar a sua atividade na Aldeia do Futebol de uma forma sustentada”. “Só assim poderemos ter uma Associação de Futebol de Aveiro mais forte e ao nível dos seus propósitos desportivos”, afirmou.

Já Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, enalteceu “a capacidade da Associação de Futebol de Aveiro em manter uma obra que atravessou toda a pandemia”. “As circunstâncias não foram fáceis, mas desde o momento em que a associação aderiu ao nosso programa de apoio para a execução da obra, percebi a confiança que existia em tempos difíceis. Felicito a Associação de Futebol de Aveiro pelo trabalho desenvolvido, porque está claramente no bom caminho”, sublinhou.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, reconheceu “a gratidão do Governo em testemunhar o exemplo que as instituições aveirenses estão a dar relativamente ao desenvolvimento do desporto nacional com a criação da Aldeia do Futebol”, considerando que “a Associação de Futebol de Aveiro teve uma enorme capacidade de resistência à pandemia, conseguindo alcançar os seus objetivos da primeira fase da obra”.
Quanto a Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, assumiu que “a Associação de Futebol de Aveiro é consequente nos sonhos e nas obras”, destacando “a vontade da autarquia em manter uma gestão de parcerias com a AFA e o Governo”. “É dessa forma, e também com a criação da Aldeia do Futebol, que podemos manter uma vida intensa na zona envolvente ao Estádio Municipal, e a obra que se inaugura é um exemplo do desejo de dinamismo no desporto do distrito de Aveiro”, admitiu.

Primeira pedra da Aldeia do Futebol foi lançada em 2020

A Associação de Futebol de Aveiro iniciou o projeto da construção da Aldeia do Futebol com o objetivo de centralizar a sua atividade, aderindo, para esse efeito, ao programa lançado pela Federação Portuguesa de Futebol, denominado “uma associação, uma academia”, estabelecendo ainda uma parceria com a autarquia aveirense, através de um protocolo de cedência de terrenos necessários para a implantação da infraestrutura na zona envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro.
A primeira faz da obra iniciou-se em 2020, depois do lançamento da primeira pedra, a 25 de janeiro desse ano. A segunda fase, a iniciar brevemente, engloba um campo de futebol de praia, com uma bancada de 150 lugares, e o edifício principal, que albergará um pavilhão de futsal, terá uma bancada para 115 lugares, bem como a área dos serviços administrativos da Associação de Futebol de Aveiro.