Passaporte escolar de Santa Maria da Feira assume formato digital

Passaporte escolar de Santa Maria da Feira assume formato digital

A partir de hoje, 6 de julho, a plataforma Edufeira – 5.0 tem uma nova funcionalidade: o passaporte escolar digital. A criação desta versão digital do passaporte escolar de Santa Maria da Feira foi anunciada esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, na presença dos alunos de uma turma do 4º ano da Escola Básica de 1º ciclo do Cavaco.

Na ocasião, o edil feirense, Emídio Sousa, sublinhou a importância de adequar o Passaporte Escolar aos tempos modernos, com recurso às novas tecnologias, ao mesmo tempo que transmitia uma mensagem de sustentabilidade e de necessidade de preservação do meio ambiente junto dos mais novos: “Ao disponibilizarmos o passaporte em formato digital estamos também a evitar a destruição de muitas árvores, responsáveis pela qualidade do ar que respiramos, e passamos a ser mais amigos do Ambiente”. Por breves momentos, o autarca voltou a ser criança, ocupando um lugar numa das mesas da sala de aula e, ao lado dos alunos, preencheu o “seu” passaporte escolar.

Há já vários anos que, no início de cada ano letivo, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entrega a todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, um Passaporte Escolar para ser carimbado sempre que as crianças participam numa iniciativa dinamizada pela autarquia ou pelas escolas, criando um género de “livro” de memórias das atividades em que participaram ou dos locais que visitaram.

O passaporte escolar ganha, no próximo ano, um formato digital, numa iniciativa da Câmara da Feira, em parceria com a Lusoinfo – editora responsável pela plataforma Edufeira – Educação 5.0, aliando-se as potencialidades do digital à já conhecida versão física do passaporte, dando-se mais um passo na transição digital na Educação em Santa Maria da Feira.

A Plataforma Edufeira – Educação 5.0 insere-se no “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”, resultado da candidatura do Município ao Norte 2020, e tem-se assumido como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias. Disponibilizada há três anos, a todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, professores, pais e encarregados de educação, esta plataforma ganhou ainda maior relevância no ensino à distância.