CHEDV reúne com a Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados do Trabalho

CHEDV reúne com a Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados do Trabalho

A Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados do Trabalho (ANDST) reuniu esta semana, no gabinete do delegado para o distrito de Aveiro, com o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Miguel Paiva, bem como com o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de S. Sebastião, Manuel António Ferreira.

A Direção da ANDST, liderada por Luís Fonseca e que tem como Delegado no distrito de Aveiro, António Silva, apresentou ao responsável pelo CHEDV as atividades da associação no âmbito da busca por uma maior justiça social para as vítimas de acidentes do trabalho, com especial destaque para o apoio jurídico, social e psicológico. A associação presta ainda apoio na reintegração familiar, social e profissional dos trabalhadores vítimas de acidente ou doença profissional, tendo ainda como objetivos contribuir para o estudo das causas e efeitos das doenças profissionais.

Foi ainda manifestado ao CHEDV a vontade de estreitar relações entre as duas instituições, com a intenção de vir a ser formalizado um protocolo de colaboração.

Miguel Paiva agradeceu o convite para a reunião e enalteceu a importância do trabalho da associação no apoio às vítimas que, muitas vezes, por desconhecimento ou dificuldades de exercício dos seus direitos, acabam por não ter um acompanhamento adequado.

O Presidente do CHEDV manifestou toda a disponibilidade para vir a formalizar um protocolo de colaboração com a ANDST que possa ajudar a dar a conhecer a associação à comunidade e outras iniciativas com enfoque na criação de melhores condições de trabalho que possam ter um efeito preventivo da ocorrência de sinistralidade laboral. Essas iniciativas serão apreciadas, uma vez que estão alinhadas com o esforço que a instituição vem desenvolvendo para a mitigação dos riscos associados a toda a actividade hospitalar e ao apoio aos trabalhadores.