UCC de Santa Maria da Feira: 10 anos de crescimento e de mão dada com a comunidade

UCC de Santa Maria da Feira: 10 anos de crescimento e de mão dada com a comunidade

A Unidade de Cuidados Continuados celebrou, recentemente, 10 anos ao serviço da comunidade. O balanço da atividade desta estrutura é positivo, diz a coordenadora Vânia Coimbra, que destaca o crescimento da equipa à medida que a UCC foi ganhando visibilidade junto da população. O lema ‘UCC de Santa Maria da Feira: ao seu lado a promover a saúde’, escolhido há 10 anos, continua a fazer todo o sentido nos dias de hoje. Além de promover a educação para a saúde, de prestar cuidados de saúde e de apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, a UCC de Santa Maria da Feira teve (e continua a ter) um papel relevante no combate à pandemia.

Daniela Vide e Vânia Coimbra, da UCC de Santa Maria da Feira, em entrevista à Sintonia.

As Unidades de Cuidados na Comunidade nasceram há 13 anos em Portugal. Em Santa Maria da Feira, esta estrutura celebrou, no dia 31 de maio, uma década ao serviço da comunidade. Vânia Coimbra, enfermeira e coordenadora da estrutura, e Daniela Vide, enfermeira, descortinam, aos microfones da Sintonia, o trabalho que a UCC de Santa Maria da Feira tem vindo a realizar.

Em linhas gerais, a UCC de Santa Maria da Feira “presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário” e faz “intervenções junto de famílias, pessoas e comunidades mais vulneráveis”, explica Vânia Coimbra. Composta por uma equipa multidisciplinar que soma enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, a UCC de Santa Maria da Feira tem equipas que intervêm no domicílio, mas também ao nível comunitário, realizando, por exemplo, várias formações de educação para a saúde. Essas formações procuram abranger o ciclo de vida das pessoas – desde o nascimento até à fase mais terminal da vida, refere a coordenadora da UCC de Santa Maria da Feira.

Daniela Vide resume uma década ao serviço da comunidade com a palavra “crescimento”, que acredita que foi mais acentuado nos últimos cinco anos. Vânia Coimbra completa: “A UCC cresceu imenso, sobretudo nos últimos cinco anos. A equipa foi reforçada, temos mais profissionais, o que nos permite trabalhar melhor em conjunto e, reunindo essas sinergias, ter melhores resultados“, considera.

No último ano e meio, a UCC de Santa Maria da Feira tem tido um papel de relevo no combate à pandemia. Se numa primeira fase entraram nos lares para realizar rastreios e dinamizar ações de formação, na fase de vacinação voltaram às Estruturas Residenciais Para Idosos para administrar vacinas e dão ainda apoio no Centro de Vacinação, localizado no Europarque. Vânia Coimbra destaca o trabalho meritório que a UCC realizou neste âmbito, elogiando a entrega dos profissionais desta estrutura.

O balanço desta última década, diz a coordenadora, “é positivo” e dá motivação à equipa “para ser cada vez melhor“. O lema escolhido aquando da criação desta unidade, aponta Vânia Coimbra, foi “UCC de Santa Maria da Feira: ao seu lado a promover a saúde“. Dez anos depois, a filosofia mantém-se: “Mantemos esse lema porque acreditamos nele“, completa.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.