Mosaico Social regressa em formato misto com o tema ‘Cuidar do presente a pensar no nosso futuro’

Mosaico Social regressa em formato misto com o tema ‘Cuidar do presente a pensar no nosso futuro’


Suspenso em 2020 devido à pandemia, o Mosaico Social está de regresso a Santa Maria da Feira com um programa de atividades que se estende por um ano, centrado nos novos desafios e exigências do Cuidar.  Na sua sétima edição, o evento assume um formato misto, presencial e online, mas mantém a sua essência de espaço de encontro, homenagem, debate, reflexão e partilha boas práticas, envolvendo os 120 parceiros da Rede Social concelhia. “Cuidar do presente a pensar no nosso futuro” é o tema central que sustenta todo o programa, que decorre de 30 de junho de 2021 a 18 de junho de 2022.

A sessão de abertura do VII Mosaico Social, enquadrada na reunião mensal do Conselho Local de Ação Social, está agendada para 30 de junho, às 14h00, no Europarque. Neste encontro, será exibido um vídeo retrospetivo das seis edições anteriores do Mosaico e apresentado o programa detalhado da sétima edição. Haverá ainda uma mesa-redonda para debate e reflexão das temáticas Desenvolvimento Sustentável e Cuidar.

O mês de julho será marcado pela realização de um ciclo de webinars online para dirigentes das Organizações da Economia Social (OES), dedicados à transparência de contas, marketing social e angariação de fundos, planeamento estratégico das OES e liderança servidora. Em setembro, serão apresentados a um painel de investidores os projetos desenvolvidos no âmbito da Pós-Graduação Gestão das Organizações da Economia Social – Investimento de Impacto no Território de Santa Maria da Feira. O programa de outubro e novembro incidirá em cinco conversas presenciais – as Mosaico Talks – que vão abordar o Cuidar nos idosos, crianças e jovens, portadores de deficiência e pessoas com doença mental, para além do acesso à habitação.

Uma das novidades desta edição é o projeto “Vozes da Minha Rua – 21 Histórias da Comunidade”, que pretende homenagear pessoas que integram os Fóruns Sociais de Freguesia. São testemunhos registados em vídeo, vozes e rostos de quem cuidou e quer continuar a cuidar, que serão partilhados nas plataformas digitais da Rede Social concelhia e do Município de Santa Maria da Feira, entre fevereiro e junho do próximo ano. Novo é também o programa de rádio que partilha o mesmo nome, “Vozes da Minha Rua”, composto por quatro temas para debate e partilha, entre fevereiro e maio de 2021, em quatro emissões radiofónicas, com a participação de interlocutores privilegiados que vão testemunhar como as comunidades cuidaram e querem cuidar das suas gentes. Fevereiro será ainda o mês da conferência “Cuidar do presente a pensar no nosso futuro”, a realizar no Europarque, e abril terá como foco a videoconferência “O plano de recuperação e resiliência e a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”.

A encerrar o extenso programa de atividades, o mês de junho de 2021 reserva dois relevantes momentos de encontro, celebração e homenagem: o Mosaico em Festa, no parque da cidade de Santa Maria da Feira, que proporcionará dois dias de espetáculos e performances artísticas dirigidos a vários públicos; e a Gala “Prémio Concelho Solidário”, no Cineteatro António Lamoso, que vai homenagear os “invisíveis” que fizeram e fazem acontecer em nome das pessoas e do território.

O Mosaico Social é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através da Rede Social concelhia, em parceria com a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria. Este evento foi criado em 2010 para celebrar, homenagear e capacitar todas as pessoas e entidades concelhias que, diariamente, trabalham na área social.