UCC de Santa Maria da Feira celebra “10 anos de grande proximidade” com a comunidade

UCC de Santa Maria da Feira celebra “10 anos de grande proximidade” com a comunidade

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Santa Maria da Feira celebra hoje, dia 31 de maio, 10 anos ao serviço da comunidade. “São dez anos em que temos o sentimento de cumprimento da nossa missão que é contribuir para a melhoria do estado de saúde da população que servimos e acompanhamos”, destaca a coordenadora da estrutura e enfermeira, Vânia Coimbra, à Sintonia Feirense.

São 10 anos de grande proximidade com a nossa comunidade“. É desta forma que Vânia Coimbra avalia o trabalho que a UCC de Santa Maria da Feira tem realizado no território. Esta estrutura, realça a enfermeira, “dá resposta às famílias, pessoas e grupos mais vulneráveis” e realiza “um acompanhamento muito próximo no domicílio”. A par disso, realiza intervenção comunitária e atua “na educação para a saúde, ao longo do ciclo de vida das pessoas”, afirma Vânia Coimbra.

A pandemia, reconhece a coordenadora da UCC de Santa Maria da Feira, trouxe “enormes desafios” à equipa. “Fomos muito chamados logo numa fase inicial a intervir nas Estruturas Residenciais para Idosos e fizemos um acompanhamento muito próximo“, descreve Vânia Coimbra. Quando existiam suspeitas de surtos em lares, a equipa da UCC era chamada a intervir, realizando testes à Covid-19 e, trabalhando em conjunto com a Proteção Civil, prestou apoio a estas estruturas residenciais. “Investimos muito na formação, de forma a evitar novos surtos“, conta a enfermeira.

Apesar de os números da Covid-19 estarem mais controlados atualmente, a equipa da UCC de Santa Maria da Feira continua “na linha da frente”. “Já fizemos a vacinação aos idosos e aos colaboradores das ERPI’s e neste momento parece que a vacina está a ser eficaz“, denota Vânia Coimbra, acrescentando que a equipa apoia ainda o trabalho que está a ser realizado no Centro de Vacinação instalado no Europarque.

Tendo como lema ‘UCC em Santa Maria da Feira, ao seu lado a promover a saúde’, esta estrutura promete continuar a estar próxima da comunidade para prestar os cuidados de saúde.