Free Your HeART: Concurso que dá asas ao talento da juventude tem candidaturas abertas até ao final do mês

Free Your HeART: Concurso que dá asas ao talento da juventude tem candidaturas abertas até ao final do mês

Cristina Tenreiro, vereadora da Juventude, João Silva do Gabinete da Juventude e os jovens Mariana Pinho e António Loureiro nos estúdios da Sintonia Feirense a propósito do Concurso de Artes Plásticas e Fotografia Free Your HeART

O concurso de artes plásticas e fotografia que nasceu do projeto Jovem Autarca 2018/2019 está já na sua terceira edição. Até ao final do mês todo o talento de jovens estudantes ou residentes no concelho (com idades entre os 13 e aos 25 anos) é bem-vindo no Free Your HeART, um Concurso de Artes Plásticas e Fotografia que volta a “dar palco ao talento da juventude feirense”.

A Sintonia Feirense quis conhecer o projeto ao pormenor. Sentou-se com um dos jovens que ajudou a criar o concurso, António Loureiro, com João Silva, do Gabinete da Juventude, com a vereadora da Juventude, Cristina Tenreiro, e com Mariana Pinho, vencedora da última edição e que este ano assume o papel de jurada.

Mas afinal como surgiu o Free Your HeART? Foi com o objetivo de dar visibilidade à arte e talento de jovens de Santa Maria da Feira que nasceu o Free Your He(ART) no âmbito da edição do Jovem Autarca 2018/2019. “Sentíamos que os jovens do concelho tinham talento, mas muitas vezes não tinham a oportunidade de o mostrar“, conta António Loureiro. Assim surgiu o projeto e, a avaliar pela participação na primeira edição, a juventude do concelho ansiava mesmo por um palco para mostrar a sua arte.

Fruto das 70 candidaturas apresentadas na primeira edição, o município decidiu abraçar o projeto e dar-lhe continuidade, através do Gabinete da Juventude, mantendo na mesma jovens a pensarem as edições seguintes. António Loureiro é exemplo disso mesmo. Ajudou a criar o projeto e hoje ainda se mantém ligado. Não há tema neste concurso de artes plásticas e fotografia. O Free Your HeART apela à liberdade até porque, diz António Loureiro, “ser jovem é ser livre“.

E, “num concelho que respira cultura“, justifica-se um concurso que dá palco ao talento da juventude, diz o jovem. Para a vereadora da Juventude da Câmara da Feira, Cristina Tenreiro, o projeto é “motivo de orgulho”. “Nasceu dos jovens, para os jovens e é feito com os jovens. De ano para ano, mesmo com a pandemia, constatamos que os nossos jovens têm uma criatividade enorme e todos ficam admirados e muito orgulhosos da qualidade dos trabalhos que têm aparecido, tanto que este ano alargámos as faixas etárias do concurso“, refere a vereadora responsável pelo pelouro da Juventude.

Os trabalhos da segunda edição estão neste momento a circular pelas escolas de Santa Maria da Feira, refere João Silva, do Gabinete da Juventude, que denota que os jovens “valorizam o trabalho desenvolvido”. “É uma satisfação muito grande ver a evolução que o projeto teve“, diz João Silva. A exposição continuará a viajar pelas escolas até ao dia 11 de junho.

Mariana Pinho, hoje a estudar Arquitetura no primeiro ano da universidade, participou nas duas primeiras edições do concurso e venceu uma delas. A ideia de “sair de uma sala de aula” e colocar em prática as aprendizagens motivou-a a abraçar o Free Your HeART. Teve direito a uma viagem a Lisboa, juntamente com outros 29 participantes, onde visitou museus e teve a oportunidade de conversar com pessoas da mesma idade que têm um gosto em comum: a arte. “Foi uma experiência incrível, éramos todos pessoas que gostávamos de arte e que participamos no concurso por alguma razão. Essa viagem deu para conhecer outras pessoas e partilhar esse gosto que temos“, revela Mariana à Sintonia Feirense, que este ano volta a participar no concurso, mas com outra função: a de jurada.

A entrevista na íntegra na Sintonia Feirense está disponível em podcast.

Entrevista Free Your heART parte 1
Entrevista Free Yout heART parte 2

Como te podes candidatar à edição de 2021

O projeto Free Your heART tem as candidaturas abertas até ao final do mês de maio. É um concurso de trabalhos de tema livre, bidimensionais (pintura, desenho, fotografia e técnica mista) e tridimensionais (escultura, maqueta e instalação), aberto a todos os estudantes e/ou residentes do concelho de Santa Maria da Feira, com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos, subdivididas em duas categorias: dos 13 aos 17 anos (Categoria A) e dos 18 aos 25 anos (Categoria B, novidade nesta edição). Em cada uma delas serão atribuídos vales oferta aos 1º, 2º e 3º classificados, no valor de 200, 100 e 50 euros, respetivamente.

Dos trabalhos apresentados a concurso, serão selecionados 30, posteriormente divulgados numa exposição itinerante que percorrerá as 11 escolas básicas e secundárias dos nove Agrupamentos do concelho, para além de uma exibição fora do território de Santa Maria da Feira. Os autores destes trabalhos beneficiarão ainda de uma experiência de formação presencial.

As candidaturas ao “Free Your heART 2021” devem ser submetidas online, entre os dias 1 e 31 de maio, através deste link .