GNR resgata bufo-real em Mosteirô

GNR resgata bufo-real em Mosteirô

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santa Maria da Feira, resgatou esta quarta-feira, dia 5 de maio um bufo-real (Bubo bubo) na freguesia de Mosteirô, no concelho de Santa Maria da Feira.

Na sequência de uma denúncia a dar conta que a ave se encontrava num campo agrícola, possivelmente ferida e desidratada, os elementos do NPA deslocaram-se de imediato para o local e resgataram o espécime, tendo efetuado o seu transporte para o Parque Biológico de Gaia, onde foi entregue para monitorização e recuperação do seu estado de saúde.

A ave de rapina ostentava um fio de aço preso às garras, indicando possuir um potencial detentor, pelo que estão a ser desenvolvidas diligências no sentido de localizar o seu proprietário. 

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.