Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga assinala Dia Mundial da Higiene das Mãos

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga assinala Dia Mundial da Higiene das Mãos

CHEDV assinalou a efeméride com diversas iniciativas, nomeadamente com afixação de cartazes alusivos ao tema, momentos de dança com coreografia adaptada, verificação da correta Higiene das Mãos através da “Luz Negra” e sensibilização dos profissionais, visitas e doentes para esta medida simples, que dura poucos segundos e que pode salvar muitas vidas.

“A Higiene das Mãos é uma das medidas mais eficazes na redução da transmissão de micro-organismos e na prevenção das infeções, incluindo o COVID-19”, refere o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) em nota de imprensa.
Em 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS), no âmbito do seu Desafio “WHO Save Lives – Clean Care is Safer Care” comemora o seu 13.º aniversário subordinado ao mote: “Segundos Salvam Vidas – Higienize as suas Mãos”.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), associa-se anualmente à OMS, comemorando o Dia Mundial de Higiene das Mãos, de acordo com as diretrizes desta entidade.
No CHEDV, o GCL-PPCIRA juntamente com os Membros Dinamizadores de cada serviço assinalaram a efeméride com diversas iniciativas, nomeadamente com afixação de cartazes alusivos ao tema, momentos de dança com coreografia adaptada, verificação da correta Higiene das Mãos através da “Luz Negra” e sensibilização dos profissionais, visitas e doentes para esta medida simples, que dura poucos segundos e que pode Salvar Muitas Vidas.