Mural Imaginarius presta homenagem aos Bombeiros da Feira no centenário

Mural Imaginarius presta homenagem aos Bombeiros da Feira no centenário

É Arte Urbana, será o primeiro projeto visível da 20ª edição do Imaginarus – Festival Internacional de Teatro de Rua no território de Santa Maria da Feira e vai ser inaugurado este sábado, dia 1 de maio, às 15:30h, na fachada nascente da Casa Escola dos Bombeiros Voluntários da Feira. “Auxílio no Perigo” é um mural da autoria de Godmess, nome artístico de Tiago Gomes, que assinala o 100º aniversário daquela corporação.

A inauguração do mural “Auxílio no Perigo” integra as comemorações do 100º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Feira, que decorrem durante toda a tarde do dia 1 de maio, e vai contar com a presença do artista, Godmess, e de Lara Seixo Rodrigues, nome referência na Arte Urbana, CEO da Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística.

Esta obra resulta da Chamada Pública “Arte Urbana” que a Câmara Municipal lançou no âmbito da 20ª edição do Imaginarius, em parceria com os Bombeiros Voluntários da Feira, para criar uma intervenção artística no espaço púbico que pontuasse a identidade e memória da corporação, mas também a sua ligação ao território, através da cultura, da comunidade e da sua história. Godmess foi o artista selecionado pelo júri, composto por diferentes elementos, entre eles, a curadora e produtora de eventos de Arte Urbana, Lara Seixo Rodrigues.

A imagem que dá cor e nova vida à fachada nascente do edifício da Casa Escola dos Bombeiros relaciona o trabalho e o envolvimento daquela corporação com o território, através da integração e representação dos elementos heráldicos centenários, numa linguagem contemporânea e distintiva que pretende exaltar a memória coletiva do bombeiro. Godmess conta, na sua intervenção artística, uma história complexa, centenária, em traços e linhas simples, mas expressivas.

O making of desta obra de Arte Urbana integra a programação de maio do Imaginarius e está agendado para o dia 29, às 18:00h, no mapa interativo do Imaginarius, o seu palco online, disponível em www.imaginarius.pt.

De referir que a 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua vai acontecer, este ano, em dois momentos distintos: de 27 a 30 de maio, no palco virtual, ainda que com alguns espetáculos presenciais, e de 9 a 12 de setembro, no seu palco habitual, o território de Santa Maria da Feira.