S. João de Ver: Junta de Freguesia instala ‘Casas do Lixo’ na urbanização Suil Park

S. João de Ver: Junta de Freguesia instala ‘Casas do Lixo’ na urbanização Suil Park

Cerca de 10 ‘Casas do Lixo’ estão a ser colocadas na urbanização da Suil Park desde esta quarta-feira e pretendem ser “uma solução eficaz, simples e estética” para combater a problemática “dos depósitos de lixo junto aos contentores”. O objetivo da Junta de Freguesia, diz o presidente, Nuno Albergaria, é replicar este projeto para outras zonas, tornando a freguesia mais amiga do ambiente.

Mas o que são ‘Casas do Lixo’? Tratam-se de espaços fechados e exclusivos para os condóminos depositarem o lixo indiferenciado. O presidente da Junta de Freguesia aponta, em declarações à Sintonia Feirense, que esta foi a solução encontrada para mitigar o problema “dos depósitos do lixo junto aos contentores” numa das zonas “mais problemáticas da freguesia”.

O objetivo da Junta de Freguesia é replicar este modelo para outras zonas da freguesia e utilizar as ‘Casas do Lixo’, para já apenas para contentores de lixo indiferenciado, também nos ecopontos.

O investimento neste projeto ronda os cinco mil euros, já que cada ‘Casa do Lixo’ custa 500 euros. O presidente da Junta de Freguesia de S. João de Ver acredita que este projeto trará vários benefícios à freguesia, do ponto vista ambiental e de saúde pública.

Esta quinta-feira, estava a ser instalada a quarta ‘Casa do Lixo’ na urbanização da Suil Park e a autarquia prevê ter todas instaladas durante a próxima semana. Nuno Albergaria aponta que o feedback da população sobre este projeto tem sido “extremamente positivo”, apesar de existirem ainda algumas dúvidas que a junta de freguesia tem procurado esclarecer.