Sete jovens feirenses integraram intercâmbio europeu com 80 participantes de seis países

Sete jovens feirenses integraram intercâmbio europeu com 80 participantes de seis países

Sete jovens do concelho de Santa Maria da Feira participaram num intercâmbio europeu que contou com a participação de 80 jovens de seis países europeus, no âmbito do projeto Be Active – Shape Europe | BASE Project, cofinanciado pelo programa “Europa para os Cidadãos”, da União Europeia. A atual situação pandémica impôs que este encontro se realizasse online, entre 12 e 15 de março.

O projeto Be Active – Shape Europe teve início em 2019 e envolveu jovens de Santa Maria da Feira (Portugal), Thessaloniki (Grécia), Lewisham (Reino Unido), Maribor (Eslovénia), Varna (Bulgária) e Cinisello Balsamo (Itália), com o propósito de relevar o interesse dos jovens europeus pela vida política e cívica, e promover a cidadania ativa e a participação nos procedimentos políticos.

Este intercâmbio online foi o culminar de todo o projeto europeu e contou com a participação de sete jovens de Santa Maria da Feira num universo global de 80 participantes de seis países europeus. Ao longo de quatro dias de encontro foram realizados vários workshops e uma simulação do Parlamento Europeu, onde foi abordada a temática The raise of Eurocepticism in Europe VS The European Elections.

Refira-se que, em 2019, este projeto europeu dinamizou dois momentos que envolveram jovens de Santa Maria da Feira: o primeiro foi uma Sessão de Diálogo Estruturado, realizada a 11 de julho; o segundo aconteceu a 26 de novembro, com a realização de um workshop de âmbito nacional. Para 2020 estiveram agendados dois intercâmbios presenciais na Grécia com os vários parceiros, mas a pandemia ditou que as viagens fossem canceladas e que o encontro de encerramento fosse realizado online.