20ª edição do Imaginarius realiza-se em maio e setembro

20ª edição do Imaginarius realiza-se em maio e setembro

Em 2021, o maior festival de artes de rua do país, Imaginarius, celebra simultaneamente a sua 20ª edição e os seus 20 anos de existência, um feito que irá ser assinalado com a comunidade artística local, nacional e internacional, e com os seus públicos, em dois momentos distintos: maio, num formato digital, e, em setembro, no seu palco habitual, o espaço público de Santa Maria da Feira.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira acaba de anunciar a realização, este ano, do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua em duas datas distintas: de 27 a 30 de maio, no palco digital, e entre 9 e 12 de setembro, no espaço público e nos equipamentos municipais, com o tema “O Mito e a Marca”. O formato será diferente, tal como a realidade pandémica o exige, mas o festival mantém o seu caráter inovador, criativo e de qualidade com que, ao longo destes 20 anos, fidelizou artistas e público.

Não podíamos deixar de realizar o nosso Imaginarius, uma referência inquestionável da criatividade e da cultura de Santa Maria da Feira, dentro e fora de portas”, frisou Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. “Vamos fazê-lo de forma estratégica, apresentando uma solução que dá trabalho ao Setor da Cultura, tão devastado pela pandemia, proporciona Cultura às pessoas, e não coloca em causa a saúde pública”, explicou, acrescentando ainda que, em setembro, os espetáculos no espaço público cumprirão com todas as recomendações de saúde e segurança da DGS.

Para o vereador responsável pela “pasta” da Cultura, Gil Ferreira, esta estratégia “permite alimentar a esperança de apresentar as atividades presenciais do festival, adaptadas naturalmente ao novo normal, antes do final do Verão de 2021”. Num mundo em constante mudança, “temos de ter a coragem de assumir o novo. A transição digital e a transição verde foram os principais objetivos estratégicos deste ciclo de governação para a Cultura”, frisou, acrescentando que agora “temos efetivamente a oportunidade de pôr em prática um percurso de preparação já iniciado antes da pandemia”. O vereador não duvida que o Imaginarius do futuro “terá um formato cada vez mais misto, trabalhando a dupla dimensão presencial e digital, atento às potencialidades de alcance e características dos públicos do futuro”. 

A programação desta 20ª edição do Imaginarius, que será apresentada publicamente durante o mês de abril, vai contar com espetáculos da edição passada que não se realizou – um compromisso assumido pela Câmara Municipal da Feira junto dos artistas, no momento em que optou pelo cancelamento da edição devido à COVID-19, tendo inclusive avançado com o pagamento de 50% do valor contratualizado –, e também com projetos resultantes das cinco Chamadas Públicas lançadas pela autarquia: Mais Imaginarius, Apoio à Criação Local, Artes Digitais, Arte Urbana e Filme Documentário.

Das 109 candidaturas apresentadas nas cinco Chamadas Públicas para o Imaginarius’21, oriundas de Norte a Sul do País e de 20 países da Europa e do Mundo – África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Croácia, Espanha, França, Grécia, Hungria,  Inglaterra, Irão, Irlanda, Israel, Itália, México, Moçambique, Nigéria, Polónia, República Checa –, foram selecionados 11 projetos e atribuídas duas menções honrosas, em diferentes disciplinas artísticas, como artes performativas, circo, dança, instalação multidisciplinar, música e teatro.

O ano de 2021 marcará simultaneamente o 20º aniversário e a 20ª edição de um dos festivais de referência para as Artes de Rua, em Portugal e na Europa, o Imaginarius, que se construiu ao longo destas duas décadas a partir de diferentes comunidades, entidades vivas e participantes do festival, um percurso notável para continuar a acompanhar e participar de 27 a 30 de maio, no palco digital, e de 9 a 12 de setembro, no grande palco que é o território de Santa Maria da Feira.