Cineteatro António Lamoso mantém aposta na programação cultural online

Cineteatro António Lamoso mantém aposta na programação cultural online

As plataformas digitais voltam a ser o palco privilegiado da programação cultural do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, ao longo do mês de março. Dois concertos em live streaming, um espetáculo de marionetas e um workshop de gestão e produção cultural são as quatro propostas com transmissão online e acesso gratuito.

O trio de música eletrónica MEERA abre o ciclo mensal de programação com um concerto em live streaming, dia 10 de março (quarta-feira), às 21h30, na Black Box do ICC – Imaginarius Centro de Criação. Cecília Costa, Jonny Abbey e Leonardo “Goldmatique” Pinto vão partilhar com o público temas que marcaram o seu percurso musical, como “Little of Your Time”, “Fine Without You” e “Think Straight”, que remetem para momentos de escape às preocupações rotineiras. Um espetáculo para acompanhar em direto, em www.youtube.com/user/AntonioLamoso ou www.facebook.com/CineteatroAntonioLamoso.

No Dia Mundial da Marioneta, 21 de março (domingo), a proposta só poderia ser teatro de marionetas. “20 anos por um fio” é uma retrospetiva dos últimos 20 anos de carreira do marionetista Rui Sousa e dos seus emblemáticos bonecos sem fios. Uma viagem entre músicas, movimentos, sons, humor e peripécias, num palco desprovido de cor, que se enche de encanto a cada aparição e movimento das sucessivas marionetas. Com transmissão online agendada para as 11h00, no site e youtube do cineteatro, este espetáculo é transversal a todas as gerações, sendo recomendado para público dos 3 aos 103 anos.

A música regressa à Black Box do ICC no dia 24 de março (quarta-feira), às 21h30, com um concerto de Valter Lobo, que já subiu a palcos nacionais de referência como o Centro Cultural de Belém e a Casa da Música, onde apresentou “Inverno EP”.  Mas foi o primeiro álbum, “Mediterrâneo” – do qual se destacam canções como “Quem Me Dera” e “Oeste” – que consagrou Valter Lobo como um escritor de canções em português da nova geração a não perder de vista.

A intensidade das suas performances ao vivo, marcada pela melancolia permanente, já lhe valeu rasgados elogios do público e de artistas, entre eles Glen Hansard, vencedor de dois Grammy e um Óscar, que o convidou a participar nos seus concertos. Este espetáculo será transmitido em live streaming, através do facebook e youtube do cineteatro.

A fechar a programação de março, no dia 27 (sábado), Vânia Rodrigues, do Ballet Contemporâneo do Norte (BCN), dinamiza o workshop “Gestão e Produção”, às 10h00, através da plataforma Zoom. Integrado no programa de formação do BCN “Grau Zero da Companhia”, este encontro vai centrar-se na partilha de estratégias e ferramentas relevantes para quem quer desenhar, avaliar ou viabilizar um projeto cultural, apontando caminhos em áreas centrais como o planeamento de projetos culturais ou artísticos; dimensões, etapas e princípios a seguir; fontes de financiamento disponíveis; e passos para a construção de uma candidatura e financiamento público. Os interessados em participar devem inscrever-se através do e-mail bcnproducao@gmail.com.

Enquanto vigorar o período de confinamento, o Cineteatro António Lamoso dará continuidade à transição digital da sua programação, com novas propostas de diferentes tipologias, proporcionando ao público cultura segura e acessível a todos.