Grupo de Jovens de Pigeiros dá o exemplo com ação de limpeza no fontanário da Quinta da Lage

Grupo de Jovens de Pigeiros dá o exemplo com ação de limpeza no fontanário da Quinta da Lage

Grupo de Jovens de Pigeiros abraçou “um desafio de Quaresma” e procedeu à limpeza da zona envolvente à Fonte da Lage, tornando-a num espaço limpo e cuidado. A ação ocupou a manhã de sábado de cerca de 12 jovens. No final, o sentimento era de “coração cheio”, conta o mentor da ideia, Tiago Afonso à Sintonia Feirense.

“Da vontade nasce o gesto”, começa por escrever o Impulso Jovem – Grupo de Jovens de Pigeiros na sua Página de Facebook, para dar conta da iniciativa que recentemente levou a cabo.

A ideia partiu de Tiago Afonso, que desafiou o Grupo de Jovens “a deixar a sua marca na freguesia”. “O fontanário da Quinta da Lage já estava em degradação há muito tempo“, constata Tiago Afonso, em declarações à Sintonia Feirense, apontando que o objetivo passou por tornar esse espaço “mais limpo e aprazível“.

O Grupo de Jovens colocou mãos à obra e, na manhã do passado sábado, procedeu à limpeza do espaço. “Com vontade, perseverança, prontidão, dinamismo, espírito de grupo e muito suor conseguimos deixar uma pegada no nosso meio ambiente e na nossa sociedade“, dizem os jovens que encontraram, no início desta ação, um cenário de “guerra”. Cerca de 150 pneus, “muitos sacos de lixo urbano e industrial”, garrafas e até “sapatos de senhora” foram encontrados nas imediações. “Conseguimos encher quatro carrinhas de caixa aberta com estes materiais que poderiam ter sido colocados logo nos locais certos“, refere Tiago Afonso.

No final, o sentimento era de dever cumprido, conta Tiago Afonso: “Apesar dos arranhões, do cansaço físico, todos os jovens estavam de coração cheio porque sentiram que fizeram alguma coisa pela sua freguesia, pelo seu meio ambiente e estavam orgulhosos“.

A ação deste grupo, espera Tiago Afonso, poderá despoletar “consequências positivas” e incentivar outros a seguirem este exemplo. “Porque não alastrar estas iniciativas a outros jovens, a outras pessoas, a outros grupos que possam existir pelo concelho e pelo país e porem em prática iniciativas deste género”, questiona.

Infelizmente, locais tornados lixeira são muitos. Temos de começar a ter uma voz mais ativa e uma ação mais interventiva na nossa própria sociedade“, considera ainda Tiago Afonso.

Na página de Facebook, o ‘Impulso Jovem’ destaca que a zona da Fonte da Lage é um dos cartões de visita da freguesia, pelo que apela a toda a população para que o preserve e usufrua dele “de uma forma digna e cívica”. O grupo agradece ainda à União de Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros “pela disponibilidade legal e material” nesta ação.