Alerta: Plano de Desconfinamento que circula nas redes sociais é falso

Alerta: Plano de Desconfinamento que circula nas redes sociais é falso

O gabinete do primeiro-ministro assegura ser falso um documento que circula nas redes sociais sobre o suposto plano de desconfinamento do Governo.

Encontra-se a circular um documento falso que apresenta um suposto plano de desconfinamento, imputado ao Governo, o qual consiste numa adulteração abusiva da tabela de desconfinamento divulgada em abril do ano passado”, lê-se no comunicado.

“Este documento não tem qualquer veracidade, não é da autoria do Governo, nem se baseia em qualquer trabalho preparatório, pelo que às informações constantes do mesmo não deve ser atribuída qualquer credibilidade. Pela desinformação e falsas expectativas que tal documento pode gerar, com o inerente risco para a saúde pública, esta falsificação será objeto de comunicação ao Ministério Público”, acrescenta a nota.

O Governo afirma que se encontra “a preparar os futuros passos de desconfinamento, que serão dados em devido tempo, em articulação com a estratégia de testagem e o plano de vacinação”. “No entanto, o Governo considera que é inoportuno proceder nesta fase a qualquer apresentação ou discussão pública sobre o tema. Este não é ainda o momento do desconfinamento. Pelo contrário, tal como referido no projeto de decreto de Sua Excelência o Presidente da República, não é recomendado pelos peritos reduzir ou suspender, neste contexto, as medidas de restrição dos contactos”, sustenta ainda o comunicado.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país esta quinta-feira às 20h00, na sequência da aprovação pelo parlamento do diploma que renova o estado de emergência até 16 de março.

O diploma que será debatido e votado à tarde na Assembleia da República tem aprovação assegurada, com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN.