IMAGINARIUS INTERNACIONAL COM 190 CANDIDATURAS, DE 38 PAÍSES!

IMAGINARIUS INTERNACIONAL COM 190 CANDIDATURAS, DE 38 PAÍSES!

IMAGINARIUS_Cia.Moveo_Vencedeor Mais Imaginarius 2016

Há cada vez mais artistas e criadores internacionais interessados em explorar o centro histórico de Santa Maria da Feira. Este ano, 190 artistas e companhias de 38 países dos cinco continentes candidataram-se ao concurso internacional de criações artísticas para o espaço público Mais Imaginarius.
Estes números vêm reforçar e consolidar o posicionamento e o reconhecimento internacional do festival Imaginarius e da cidade de Santa Maria da Feira como espaço privilegiado de exploração artística para o espaço público. Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Cabo Verde, República Checa, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Irão, Itália, Japão, Marrocos, Moldávia, México, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Suíça, Eslovénia, Tailândia, Taiwan, Tanzânia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela são os 38 países com candidaturas apresentadas ao Mais Imaginarius 2017 – secção do festival Imaginarius que desafia os artistas para a apresentação de propostas que abordem o espaço público nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos, rumo à construção de novas identidades artísticas.

O histórico de candidaturas apresentadas ao Mais Imaginarius confirma a aposta estratégica do Município no posicionamento internacional do festival. Nos primeiros quatro anos, entre 2010 e 2013, foram registadas 425 candidaturas a esta secção. Entre 2014 e 2017, o concurso internacional de criações artísticas recebeu 587 candidaturas. A diversidade, quantidade e qualidade dos projetos que têm sido apresentados a concurso no âmbito do Mais Imaginarius espelham a vontade dos artistas em ocupar o espaço público de Santa Maria da Feira e de se expressarem através múltiplas linguagens artísticas.
Na edição 2017, o Mais Imaginarius assume-se como um espaço de experimentação artística dentro da programação oficial do festival Imaginarius, a realizar nos dias 26 e 27 de maio, explorando dois eixos distintos de intervenção no espaço público, que permitem a participação de diversas linguagens artísticas: Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Intervenção, Instalação, Arte Digital, Novos Media, Graffiti e Multidisciplinar. O júri do concurso internacional de criações de artistas emergentes vai agora reunir e avaliar as 190 propostas, selecionando 20 intervenções/performances para apresentação durante o festival Imaginarius, no espaço público de Santa Maria da Feira. Todos os projetos admitidos serão candidatos a um prémio final, que se contextualiza pela realização de uma criação em residência a estrear na edição de 2018 do festival Imaginarius.