O MAIOR SEMINÁRIO EUROPEU DE ARTES DE RUA EM SANTA MARIA DA FEIRA!

O MAIOR SEMINÁRIO EUROPEU DE ARTES DE RUA EM SANTA MARIA DA FEIRA!

Imagem Fresh Street_arquivo

A Circostrada Network, a maior rede de promoção das Artes de Rua e do Circo Contemporâneo na Europa, acaba de anunciar publicamente Santa Maria da Feira como o município de acolhimento do FRESH STREET#2, o maior seminário europeu destinado a profissionais das Artes de Rua. O anúncio foi feito em Paris, no decurso do FRESH CIRCUS#3, evento congénere que debate o Novo Circo e conta com mais de 450 delegados em todo o mundo. O FRESH STREET é um projeto da Circostrada Network, com o apoio da Comissão Europeia, através do programa Europa Criativa, e do Hors Le Murs, centro de recursos francês para as Artes de Rua, que a cada dois anos acontece numa localização diferente do continente europeu. A segunda edição terá lugar nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2017, no Europarque, “sem dúvida, o equipamento que reúne as melhores condições para receber um evento desta dimensão e abrangência em Portugal”, frisa o presidente da Câmara, Emídio Sousa, que tem centrado a sua estratégia na captação de grandes eventos internacionais para o Europarque.

O Imaginarius assumiu ainda coordenação do grupo de trabalho FRESH STREET#2, com validade de dois anos, de forma a desenvolver todo o projeto, em parceria com os restantes membros do grupo, onde se incluem: FiraTàrrega (Espanha), Cooperative de Rue et de Cirque (França), XTRAX (Reino Unido), ISACS (Irlanda), ISAN (Reino Unido), Spoffin Festival (Holanda), Festival Mirabilia (Itália), HH Productions (Holanda), Festival MiramirO (Bélgica) e Festival Ana Desnetica (Eslovénia). A edição portuguesa do FRESH STREET terá como foco um vasto conjunto de temáticas em torno da sustentabilidade e inovação nas Artes de Rua, com envolvimento dos mais variados grupos profissionais da área, investigadores, decisores políticos à escala europeia e jornalistas de todo o mundo. “Este seminário será mais um momento de afirmação de Santa Maria da Feira no circuito internacional das Artes de Rua”, considera o vereador da Cultura, Gil Ferreira.

O programa do seminário será desenvolvido pelo grupo de trabalho ao longo dos próximos meses e anunciado no outono deste ano, altura que terá início o registo de participantes do encontro. O foco central da discussão será alinhado com propostas inovadoras de sustentabilidade e exemplos práticos, em sessões plenárias e em salas paralelas para discussão técnica especializada, de forma a produzir um documento de estado da arte do mercado em 2017. Países de língua portuguesa, como Brasil, Cabo Verde ou Macau, serão temas de discussão para a visão externa ao continente europeu.

O FRESH STREET#2 terá um programa paralelo de iniciativas com vista à promoção dos artistas nacionais, no domínio das Artes de Rua, aproveitando a presença de um vasto número de profissionais de todo mundo para reposicionar e valorizar a criação artística contemporânea portuguesa para o espaço público. Durante três dias, a anteceder a edição 2017 do Imaginarius, Santa Maria da Feira será o foco das Artes de Rua no mundo.