EXPOSIÇÃO DE PINTURA CELEBRA A LIBERDADE NA BIBLIOTECA DA FEIRA

EXPOSIÇÃO DE PINTURA CELEBRA A LIBERDADE NA BIBLIOTECA DA FEIRA

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira vai ter patente, de 19 de setembro a 24 de outubro, a exposição de pintura “Liberdade. Liberdade”, dos artistas plásticos Carlos Mendonça e José Rosinhas. Um conjunto de obras que exprimem díspares projetos e abordagens, que convergem numa pintura desafiante e sem reservas e preconceitos.

“Arte e liberdade têm uma relação de absoluta e mútua necessidade. A arte precisa de uma sociedade sem delitos de opinião, sem ditadura do gosto e que respeite as diferenças individuais e de grupo. Por sua vez, as sociedades precisam da arte e dos artistas para que a liberdade não seja sufocada pela burocracia e pela rotina”, lê-se na nota introdutória do catálogo da exposição.

MOSTRA BIBLIOTECA

Carlos Mendonça e José Rosinhas esperam que esta exposição constitua uma interpelação sobre uma ideia de arte como chamamento a que nos aproximemos das obras expostas tão perto que se sinta a sua respiração.

Esta exposição está integrada no programa de promoção das Artes Plásticas da Biblioteca Municipal, «lugar de “acesso” onde encontramos pontos de ligação ao conhecimento», refere o vereador da Cultura, Gil Ferreira. “Tenho a forte convicção de que a Arte e a Liberdade – tão próximas quanto necessárias – concorrem e complementam-se na construção de um Ser maior”, escreve o autarca no catálogo da mostra.