Covid-19: Situação melhora no Hospital S. Sebastião. Há 45 pessoas internadas, 10 nos cuidados intensivos

Covid-19: Situação melhora no Hospital S. Sebastião. Há 45 pessoas internadas, 10 nos cuidados intensivos

21 feirenses estão internados, dos quais quatro na unidade de cuidados intensivos. Foto: DR

O número de pessoas internadas com Covid-19 no Hospital S. Sebastião continua a baixar. Hoje, a unidade hospitalar regista 45 pessoas internadas, 10 nos cuidados intensivos. 21 são de Santa Maria da Feira, sendo que dessas quatro estão na unidade de cuidados intensivos, avançou o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga à Sintonia Feirense. “A situação está a melhorar, à semelhança do que está a acontecer no país”, declarou fonte hospitalar, lembrando a “pressão muito elevada sentida nas últimas semanas”.

A redução do número de internamentos irá permitir ao hospital, dentro de uma a duas semanas, retomar a atividade cirúrgica programada não urgente. Às situações urgentes, explica o hospital, tem sido possível dar resposta.

“Os números estão muito melhores”, mas “não se pode baixar a guarda”

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, também evidenciou a redução de internados no Hospital S. Sebastião, lembrando que os “números estão muito melhores” em comparação às últimas semanas e que permitem “preparar o regresso à normalidade no hospital”. “Já tivemos o triplo e o hospital conseguiu dar resposta, apesar de ser um sufoco“, disse, recordando os números noticiados pela Sintonia Feirense a 25 de janeiro, que davam conta de 173 pessoas internadas, 30 nos cuidados intensivos. Ainda assim, Emídio Sousa diz “que não se pode baixar a guarda” e apela à população para que cumpra com as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde. Lembrando os números da última semana, em que o concelho registou 1121 casos ativos, Emídio Sousa sublinha que o nível de contágio é “ainda muito elevado”.

Desde o início deste ano, deram entrada no Hospital S. Sebastião 579 pessoas infetadas com Covid-19. Dessas, 123 necessitaram de cuidados intensivos. No que toca à vacinação contra a Covid-19, grande parte dos profissionais de saúde do CHEDV já receberam a segunda dose.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Hospital S. Sebastião registou 381 óbitos por Covid-19.