S. João de Ver: Instalação de central fotovoltaica é “atentado paisagístico e ambiental”, diz CDS

S. João de Ver: Instalação de central fotovoltaica é “atentado paisagístico e ambiental”, diz CDS

“Projeto acarreta graves impactos ambientais e paisagísticos”, defende o CDS. Foto: DR

O Núcleo do CDS-PP em S. João de Ver está contra o projeto para a instalação de uma central fotovoltaica na encosta do Pinhal do Conde, em São João de Ver. Partido quer estudo de impacto ambiental e discussão pública sobre o tema.

Em declarações à Sintonia Feirense, o líder desta estrutura e membro da Assembleia de Freguesia, Diogo Fontes, diz que este é “um atentado paisagístico e ambiental”. O centrista diz não entender o porquê da instalação da central fotovoltaica em S. João de Ver, uma freguesia com grande densidade populacional e numa encosta “com pouca exposição solar”.

Num país com imensas áreas de maior exposição solar e menor densidade populacional, achamos estranho e curioso a aprovação deste projeto numa encosta com pouca exposição solar a poente/noroeste, localizada na região do litoral norte da Península Ibérica”, refere o CDS em comunicado.

O CDS de S. João de Ver afirma não estar contra “a produção de energia desta fonte renovável”, mas entende que há locais mais apropriados para a instalação desta central.

Diogo Fontes defende que o assunto merece “discussão pública” e aponta que “não mereceu qualquer destaque na reunião de Câmara” onde foi aprovado, a 23 de novembro. O líder do CDS em S. João de Ver considera que os “governantes têm de estar atentos” e defende a realização de “um estudo de impacto ambiental”.

Diogo Fontes afirma que o CDS já encetou esforços no sentido de pedir um estudo ambiental. O partido conversou com outras forças políticas, nomeadamente Os Verdes, e também com deputados à Assembleia da República no sentido de obter, junto do Ministério do Ambiente e Ação Climática, “mais esclarecimentos sobre a instalação da central”.

O projeto para a instalação de uma central fotovoltaica, por parte da empresa FFNEV Portugal 1, em S. João de Ver, foi aprovado em sede de reunião de câmara no dia 23 de novembro do ano passado.

‘Os Verdes’ também já se tinham mostrado contra a instalação da central em S. João de Ver.

Recorde, aqui, que também ‘Os Verdes’ se insurgiram contra a instalação da central solar fotovoltaica em S. João de Ver.

Através da deputada Mariana Silva, o Grupo Parlamentar ‘Os Verdes’ questionou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática a propósito deste projeto, considerando que o mesmo traria uma “alteração significativa de toda a encosta verde adjacente à vila” de S. João de Ver.