“Comunidade feirense deve sentir-se orgulhosa dos Bombeiros da Feira”

“Comunidade feirense deve sentir-se orgulhosa dos Bombeiros da Feira”

Jorge Coelho, bombeiro desde os 14 anos, é comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira desde 2017, depois de um ano a exercer o cargo enquanto comandante em regime de substituição

A frase é do comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, Jorge Coelho, que na passada sexta-feira esteve nos estúdios da Sintonia Feirense. O centenário da corporação – comemorado a 1 de maio – foi o mote da entrevista que foi mais além e perspetivou o último ano da corporação, marcado pela pandemia.

No que toca às comemorações de 100 anos ao serviço da comunidade, há a salientar um programa vasto, ambicioso e que abrange diferentes públicos. Desde simulacros, iniciativas ligadas ao meio ambiente e ações de rastreio, até à inauguração do Museu dos Bombeiros da Feira, a lista de atividades parece não ter fim. As ações desdobram-se ao longo de todo o ano e estão sujeitas, claro, a adaptações fruto do contexto pandémico. Mas o objetivo, diz Jorge Coelho, é simples. Mostrar que os bombeiros, como sempre, estão presentes e disponíveis para comemorar estes 100 ao lado da comunidade que servem.

Na entrevista, o tema da pandemia não passou em branco. Jorge Coelho descreveu como é que a corporação, composta por cerca de 70 elementos ativos, se adaptou para continuar a prestar socorro e auxílio à população.

Ao longo de toda a conversa, há uma palavra constante que vai surgindo: “gratidão”. “Gratidão” aos homens e mulheres que Jorge Coelho comanda, direção, que em tempos difíceis continua a encontrar formas de melhorar as condições de trabalho dos soldados da paz, e a todos os que contribuem diariamente, para que a missão de salvar vidas se cumpra. Com “orgulho” na corporação que lidera, Jorge Coelho incentiva também a população a mostrar o seu apreço: “A comunidade feirense deve sentir-se orgulhosa dos Bombeiros da Feira”.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui