Feira: 1806 casos ativos de Covid-19. 68 feirenses internados, 11 nos cuidados intensivos

Feira: 1806 casos ativos de Covid-19. 68 feirenses internados, 11 nos cuidados intensivos

Há 1806 casos ativos de Covid-19 em Santa Maria da Feira, 68 feirenses internados no Hospital S. Sebastião, dos quais 11 em cuidados intensivos. Desde o início da pandemia, o concelho registou 141 óbitos.

Dados foram avançados há instantes na Assembleia Municipal pelo presidente da Câmara, Emídio Sousa, e remontam a esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro. O número de casos ativos sofre uma “redução na casa dos 20 por cento” em relação à semana anterior, realçou o edil, que espera que a “tendência se mantenha”. Emídio Sousa apontou que desde o início da pandemia o concelho registou 141 óbitos.

Sobre a situação nos lares, o presidente da câmara diz que as situações estão “controladas” e que apenas Mozelos registava “problemas de infeção”, um caso que que julga já estar “resolvido”. Há também um “pequeno surto na Casa Ozanam, em S. João de Ver”, referiu.

“Estamos a iniciar um procedimento com a saúde pública para trabalhar com as empresas porque tem aparecido um ou outro caso em algumas empresas maiores e estamos a planear uma série de ações com a gestão dssas empresas para vermos uma forma de diminuir”, acrescentou.

68 feirenses internados, 11 nos cuidados intensivos

No hospital S. Sebastião estão internadas 137 pessoas, 25 nos cuidados intensivos. 68 são de Santa Maria da Feira e 11 estão na unidade de cuidados intensivos. “O hospital teve um período muito, muito mau na semana passada, chegou a ter 170 pessoas internadas e 38 em cuidados intensivos”, referiu Emídio Sousa, apontando que neste momento já se encontra a “apoiar outras regiões”, tendo recebido esta semana cinco pacientes do Hospital de Loures e três de Vila Franca de Xira. “A situação está ligeiramente melhor, mas é ainda muito crítica, porque os números são ainda muito elevados”, ressalvou o autarca.

Na estrutura de retaguarda em Vila Maior encontram-se 10 utentes, dois de Santa Maria da Feira, e no Inatel estão 11 utentes, com uma média de idades a rondar os 77 anos.

Cineteatro António Lamoso “pronto” para vacinar população

De acordo com Emídio Sousa, os profissionais de saúde do centro de saúde e do hospital estão “todos vacinados”, sendo que alguns já estão a receber a segunda toma. Nos lares, todos foram vacinados, à exceção de Mozelos e Caldas de S. Jorge, onde existiam “surtos infecciosos”.

O Cineteatro António Lamoso foi escolhido para albergar a vacinação à população e está tudo a postos para começar. Terá capacidade para vacinar cerca de 700 pessoas por dia. A escolha do local, explicou o autarca, deve-se à proximidade com o centro de saúde e do hospital. As vacinas “ainda não chegaram” e Emídio Sousa diz que espera que “cheguem a qualquer momento”.

*Em atualização