Requalificação do arraial de Lourosa em fase de concurso público

Requalificação do arraial de Lourosa em fase de concurso público

Obra com orçamento de 890 mil euros. Foto: DR

O centro da cidade de Lourosa ficará, a médio prazo, de cara lavada com a intervenção planeada para a zona do arraial. A abertura do concurso público foi aprovada na reunião de câmara desta segunda-feira, com um orçamento de 890 mil euros.

Com a aprovação da abertura de concurso público para a renovação do arraial de Lourosa, a Câmara Municipal dá seguimento ao “objetivo estratégico assumido no seu plano plurianual de investimentos de requalificação dos centros cívicos das localidades”. Trata-se de uma zona central da cidade, com uma considerável circulação de pessoas, justificando-se o arranjo agora proposto inclusive para a integração no recente reordenamento viário nas imediações, que permitiu a criação de um assinalável número de lugares de estacionamento.

O município destaca a centralidade do arraial de Lourosa como fator urgente de requalificação, “no sentido de lhe ser atribuída uma dinâmica associada a um centro capaz de servir a população em termos de bem-estar como local de paragem e encontro, recreio e lazer”. O projeto vem no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do NORTE – NORTE 2020 e tem um cofinanciamento de 85 por cento.

“A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem consciência da importância da reabilitação urbana e tem vindo a fazer um esforço significativo para melhorar as centralidades e locais que estrategicamente e, no espírito da regeneração urbana, se entendem prioritários”, aponta o município, em nota de imprensa. “A reabilitação urbana assume-se como uma componente da política das cidades e da política de habitação, procurando-se um funcionamento globalmente mais harmonioso e sustentável das cidades. A estratégia de reabilitação do Município pretende, assim, uma intervenção integrada e a valorização dos centros e centralidades”, acrescenta.