“Os Banhos Públicos de S. Jorge oferecem uma experiência singular na Viagem Medieval. No ano em que se comemoram vinte edições da histórica Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, convém visitar uma série de espaços, com custo adicional, é verdade, que recuam, de uma forma ainda mais vincada, ao período do reinado de D. Dinis. Lugares como os banhos públicos de S. Jorge permitem ao visitante reviver práticas ancestrais do termalismo, proporcionadas pelas águas das Termas de S. Jorge, aliando assim a saúde à História. Todos os dias a rainha D. Isabel desfila por este espaço vocacionado para conceder momentos de paz e tranquilidade a quem por lá passa. Num primeiro instante, fui convidado a sentar-me num elegante jacuzzi medieval, em forma de círculo e feito de madeira, com rochas macias no fundo. A intenção é sentar-me num dos assentos que circundam o grande recipiente e confortavelmente descansar os pés descalços nas belas pedras, enquanto sou brindado por um leve jato de água, molhando assim as pernas do joelho para baixo. Enquanto isso, quatro jovens dançarinas encarregam-se de entreter o público com danças contemporâneas, atirando pétalas de rosas, precisamente para sinalizar o famoso Milagre das Rosas, fazendo-se acompanhar de uma música suave, típica da época.
Depois de sair deste espaço, é-me oferecida uma toalha para limpar as pernas e os pés, antes de me voltar a calçar. Posso dizer que já há muito não sentia a pele dos meus pés tão suave. Depois disso, sou convidado a beber um chá (pode escolher entre citrinos e frutos vermelhos, frio ou quente) numa das tendas de repouso que circundam o lago, à medida que vou acompanhando o concerto de um simpático harpista. Confortável, e sobretudo, tranquilo, é a sensação que terá ao sentar-se neste sofá branco improvisado para estas ocasiões, enquanto toma o seu chá. É como se o tempo parasse e naquele momento não se passasse mais nada. Para o stress que se vive hoje em dia, e principalmente depois de um dia de trabalho, não há nada melhor. Findo o período do chá, caminho pelo circuito iluminado que me leva a uma ponte, permitindo assim ver todo o espaço de uma perspetiva inesquecível.
Despeço-me dos banhos de S. Jorge com um sorriso. Por apenas 2,5 euros, a Viagem Medieval concede ao visitante uma experiência ímpar, com momentos de pura tranquilidade, acessíveis a toda a família. Este é o chamado circuito normal, mas também poderá ter acesso a outros circuitos: O Pack Experiência da noite dos enamorados tem o preço de 100 euros e inclui um jantar para o casal, assim como serviço de massagem. Os planos de massagens vão desde os 7 euros aos 25 euros, dependendo do tipo de serviço e local. Existe também um pacote especial para crianças, por apenas cinco euros. Ficou com vontade de visitar?”
Diogo Pardal