ALUNOS DO COLÉGIO DE LAMAS CRIAM LIVRO DE BD DA VIAGEM MEDIEVAL

ALUNOS DO COLÉGIO DE LAMAS CRIAM LIVRO DE BD DA VIAGEM MEDIEVAL

BD Viagem Medieval_Equipa

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira envolveu os alunos de Artes Visuais das secundárias do concelho na Viagem Medieval, desafiando-os a criar o quarto livro da coleção de Banda Desenhada (BD) infantil, dedicado ao reinado de D. Dinis, que inspira a 20.ª edição do evento. Este ano, o projeto está nas mãos de seis alunos do 12º B do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, encontrando-se em fase de conclusão. Este quarto livro de BD – que terá, a exemplo dos números anteriores, uma versão a cores e outra a preto e branco, para colorir – centra-se nos episódios mais marcantes do reinado de D. Dinis, abordando o seu percurso de vida desde a infância, dando especial ênfase ao seu casamento com a Rainha D. Isabel e ao célebre milagre das rosas. Numa linguagem simplificada, ajustada ao público infantil, o livro destaca as marcas que D. Dinis deixou no seu reinado e na história de Portugal, fazendo a ponte com a história de Santa Maria da Feira.

Foram os seis alunos envolvidos neste projeto – Alexandra José, Alexandra Morais, Diana Rocha, Filipa Marques, Joana Marques e Mariana Marques – que lideraram todo o processo de conceção do livro, desde a criação da história, definição das personagens e trajes da época, até à operacionalização do trabalho, com aplicação de várias técnicas de desenho exploradas no curso de Artes Visuais, cruzando as especificidades de cada aluno. Todos eles se revelaram orgulhosos do seu trabalho e dos resultados obtidos até agora, e foram unânimes em considerar esta experiência como “única, enriquecedora e proveitosa para o seu futuro profissional”. A professora Margarida Coelho, que acompanhou e orientou o grupo em todo o processo criativo, elogia a capacidade de gestão do escasso tempo disponível dos alunos e a sua postura perante o projeto. “Eles foram autónomos e capazes de resolver todas as questões, sobretudo as das diferenças, e trabalharam com método e exigência”, frisa a docente, que não esconde o orgulho de ver agora colocado em prática o que ensina nas suas aulas. “O desenho é uma viagem e eles vão poder fazer parte desta Viagem através dos seus desenhos”, conclui Margarida Coelho. A história do livro de BD será, entretanto, adaptada a uma peça de teatro infantil, por alunos de Santa Maria da Feira, que subirá ao palco da área temática “Pequenos Guerreiros” todas as noites da Viagem Medieval. O livro será distribuído pelo público presente, servindo de “folha de sala” do espetáculo.

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a XX Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai recriar, de 27 de julho a 7 de agosto, episódios do reinado de D. Dinis.