COLÔMBIA EM FOCO NO FESTIVAL IMAGINARIUS

COLÔMBIA EM FOCO NO FESTIVAL IMAGINARIUS

dc arte grupo teatro

A companhia colombiana DC Arte Grupo de Teatro – que vai apresentar em estreia nacional no festival Imaginarius o espetáculo “Bandoleros” – orienta, dia 18 de maio, um workshop e uma tertúlia centrados na tradição das Artes de Rua na Colômbia, com foco na experiência da guerra bipartidária que deu origem à tão característica dramaturgia de conflito que inspira os artistas daquele país. A presença da companhia e do seu diretor Enrique Léon no Imaginarius será uma oportunidade para público e artistas portugueses compreenderem esta realidade, através de dois projetos paralelos à programação principal do festival, levando o foco da Colômbia ao Cineteatro António Lamoso, reforçando as ligações internacionais deste equipamento cultural enquanto polo da Caixa das Artes. Durante a tarde, entre as 15h00 e as 19h00, realiza-se o workshop de dramaturgia de conflito, de participação gratuita, mediante registo através do e-mail workshops@imaginarius.pt. À noite, o Imaginarius PRO promove uma sessão extra: uma tertúlia que tem como tema “Dramaturgia de Conflito nas Artes de Rua da Colômbia”, integrada no ciclo de café concerto À4HÁ do Cineteatro António Lamoso, aberta ao público e com entrada livre.

Nos dois dias do festival (20 e 21 de maio), a companhia apresenta, em estreia nacional (16h15 e 20h15, junto à Casa do Moinho) o espetáculo “Bandoleros”, que integra a programação oficial. Bandoleros é um espetáculo de rua que se apresenta numa configuração circular e tem por base a história de um gangue num período de violência partidária na Colômbia, onde a fome e a justificação ideológica para matar são os pilares do quotidiano. Um espetáculo multidisciplinar e dinâmico, onde a música tradicional do interior da Colômbia ganha destaque, num jogo com o público onde máscaras e outros adereços cénicos conquistam um papel essencial na ação.

Organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o festival Imaginarius realiza-se nos dias 20 e 21 de maio, no centro histórico de Santa Maria da Feira. Mais informação e programação completa em www.imaginarius.pt.