ALUNOS DE ESCOLAS DO CONCELHO CRIAM CENOGRAFIA DE ESPETÁCULO DO IMAGINARIUS

ALUNOS DE ESCOLAS DO CONCELHO CRIAM CENOGRAFIA DE ESPETÁCULO DO IMAGINARIUS

Alunos de Artes_Imaginarius

Os alunos do curso de Artes das escolas secundárias de Santa Maria da Feira e Fiães e os alunos do 1º Ciclo que frequentam a disciplina de Artes Plásticas, no âmbito das AEC, estão a criar peças de cenografia para o espetáculo “Mira, Miró. Mirando!”, que terá estreia absoluta no festival Imaginarius. Antes de iniciarem a produção efetiva das suas criações, os alunos discutiram os seus esboços com o cenógrafo da companhia Teatro Art’Imagem. Este contacto direto com a companhia permite a participação ativa e efetiva dos alunos na construção da cenografia do espetáculo, num contexto exigente e com parâmetros orientados, proporcionando ainda o seu enriquecimento enquanto crianças e jovens artistas. Numa iniciativa inédita no Imaginarius, os alunos de Artes das secundárias vão visitar, no dia 10 de maio, a sede da companhia Teatro Art’Imagem, na Maia, onde vão acompanhar um ensaio e absorver a experiência de artistas profissionais.

Desde março que a companhia está a trabalhar nas escolas, em colaboração com os serviços educativos do Município e a companhia, para integração de peças cénicas produzidas pelos alunos de Artes na nova criação Mira, Miró, Mirando!. Este projeto permitirá aos jovens um estímulo para a exploração de novas áreas de intervenção na sua formação escolar e a participação ativa no desenvolvimento de um novo projeto de teatro de rua. Aos alunos do 1º Ciclo, o desafio lançado passa pela criação de interpretações individuais de obras de Miró, aproximando-os a um dos génios da pintura e da escultura, tendo por base a exploração das cores primárias, tão familiares à sua obra. Os trabalhos dos alunos estarão disponíveis para partilha com o público durante o festival Imaginarius, permitindo disseminar este projeto que incentiva crianças e jovens a imaginar, a explorar e a experimentar.

Organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o festival Imaginarius realiza-se nos dias 20 e 21 de maio, no centro histórico de Santa Maria da Feira. Mais informação e programação completa em www.imaginarius.pt.