Campeã nacional 2015 pela Novasemente-Cavalinho, a guarda redes Rita Ribeiro tem tudo para festejar o bi campeonato, agora pelos Restauradores Avintenses. Em cinco jogos da fase final, nenhuma derrota, antes do reencontro com o Sporting, em Lisboa. Natural de Argoncilhe, Rita é professora, tem Mestrado em Educação pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É Exemplo de Sucesso no Feminino. Em entrevista à Águia Azul, a Sintonia Futsal, adianta que “quando temos vontade, conseguimos sempre tempo. Tantas vezes, dizer que não temos tempo é a melhor desculpa para não assumirmos que não há vontade.”
E será que Argoncilhe, Sanguedo, Vila Maior, Fiães, Olival, Grijó, Pedroso, estão em peso nos jogos dos Restauradores Avintenses, pela proximidade das freguesias de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia em relação à vila argoncilhense? Responde Rita Ribeiro em Sucesso no Feminino.
Depois de duas vitórias consecutivas, os Restauradores passaram a depender apenas de si, para chegarem ao título de campeãs nacionais. Os próximos embates, com o Sporting em Lisboa e com o Vermoim, serão determinantes para as contas finais. Depois de ter conseguido vencer todos os jogos da 1.ª fase, o Benfica está a ser a grande desilusão da fase de apuramento de campeã 2016.
Sobre o papel da mulher no desporto, na sociedade portuguesa, Rita Ribeiro não hesita na resposta. “Ainda não há igualdade, mas já foi bem pior.”
Como cristã, Rita Ribeiro vive de forma especial a Páscoa. E comenta a onda de terror pelo mundo, com atentados, sucessivos, em vários continentes, não apenas em Bruxelas, na Bélgica.