SINTONIA COM AS EQUIPAS MOREIRA CONGELADOS-FEIRA E COM A 25.ª VOLTA

SINTONIA COM AS EQUIPAS MOREIRA CONGELADOS-FEIRA E COM A 25.ª VOLTA

0 a familia completa

Sport Ciclismo de S. João de Ver afirma-se, todos os dias “como uma escola para vida. Em várias áreas, através de profissionais que hoje fazem a diferença em Portugal e que começaram aqui. O dia da nossa apresentação, bem como da 25.ª Volta às Terras de Santa Maria-Troféu Fernando Mendes, é sempre memorável.” Palavra de presidente, Fernando Vasco, em direto para a Águia Azul, a Sintonia com pedalada.

O auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira foi o palco de todos os sorrisos, com João Oliveira e Ana Oliveira a estrearem-se. E logo pelas Escolas Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade. A paixão pelo Ciclismo é realçada em direto.

O S. João de Ver “é uma escola de referência em Portugal, um exemplo que orgulha o nosso concelho.” A certeza é manifestada pelo presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

E no espaço de poucas horas, dois momentos de excelência. A apresentação da 25.ª Volta às Terras de Santa Maria-Troféu Fernando Mendes e da 20.ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, distinguida como evento de “reconhecido prestígio mundial pela Fundácion Moros d’Alqueria, com o Prémio Ciudad de Castellón!

Já pedala há cerca de 6 anos. João Oliveira não escondeu um sorriso, à reportagem da Águia Azul, antes de ouvir o seu nome, perante centenas de pessoas, em Santa Maria da Feira, de seis antigos vencedores da Volta a Portugal, Joaquim Andrade, Mário Silva, Sousa Cardoso, Fernando Mendes, Joaquim Sousa Santos e Fernando Carvalho. Nenhum outro concelho tem tem tantos vencedores da grandíssima.

0 equipa Sub 23

E o que seria um grande 2016 para as equipas Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade? Responde o presidente do S. João de Ver, Fernando Vasco.

Joaquim Andrade, pai e filho. A mesma determinação, o mesmo espírito de conquista. “No momento de tão grande dificuldade, com várias marcas a deixarem o Sport Ciclismo de S. João de Ver, eu cheguei-me à frente, porque este clube não pode morrer, porque este clube é tanto para a nossa região. Por isso, enquanto puder, vou ajudar!” Joaquim Andrade, pai, venceu a Volta a Portugal, em 1969, pelo Sangalhos. Hoje, continua a pedalar, é empresário de sucesso, representante da marca BH. As máquinas da equipa Sub 23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade.

Tudo começou no Castelo da Feira. Joaquim Andrade foi campeão nacional, venceu etapa da Volta, conquistou Portugal em cima da Bicicleta. Entrou para o Guiness Book, com 21 presenças, sempre a concluir, na Volta a Portugal. Registo único no mundo velocipédico. Em 2016, permanece como presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e como líder da equipa Sub 23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade. Sempre com ambição, tendo já como pano de fundo o Grande Prémio Liberty Seguros, no Algarve.

Apaixonado por Ciclismo e pelo Teatro, Marcelo Vieira tem um sonho. “Quero muito ser campeão nacional!” Pedro Preto, Venceslau Fernandes, filho do antigo vencedor da Volta a Portugal, Miguel Amorim, Augusto Vitorino, já foi campeão nacional em Santa Maria da Feira, pelo S. João de Ver, Pedro Henriques, André Bessa, Francisco Campos, também um campeão nacional, último título em Pista, António Rocha, antigo campeão nacional de Ciclocrosse, como Cadete, João Santos, feirense que já venceu a Taça de Portugal, Btt, como júnior, João Silva, também ele já foi campeão nacional de contrarelógio e Tiago Santos completam a equipa Sub 23, com Joaquim Andrade como diretor desportivo. Vasco Miguel é o médico, André Pinho, Ortopedista, Paulo Vieira, o massagista e Paulo Vieira, o mecânico que rende José Sousa, agora emigrante de sucesso, no Ciclismo. Sousa integrou a primeira equipa de Sub 23 do S. João de Ver, em 1998-1999.

Pelas sucessivas equipas de Sub 23 do S. João de Ver passaram corredores de referência, como o campeão mundial Rui Costa, André Cardoso, tem rubricado as melhores participações de sempre na Vuelta, Filipe Cardoso, o mítico Senhor da Graça, Jóni Brandão, 2.º da Volta a Portugal 2015, melhor português, Edgar Pinto, hoje emigrante de luxo, Rafael Silva, 3.º na Clássica da Primavera, sempre com a memória do pai presente, Luís Afonso “Pisco”, vencedor da Volta à Galiza, Frederico Oliveira, pantera da equipa que celebra 30 anos com Boavista para o melhor da modalidade, Amaro Antunes, ele que fez história na Volta ao Algarve, Pedro Paulinho, André Mourato, César Fonte, Fábio Silvestre, José Gonçalves, Domingos Gonçalves, João Cabreira, João Benta, Ruben Guerreiro, entre tantos outros. E todos tiveram sucesso treinados por Manuel Correia, que esteve, de novo, presente, à semelhança de 2015.

0 Juniores por Joao Costa

Equipa de Juniores Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade com: João Costa, primo do campeão mundial Rui Costa, Eduardo Cunha, Gabriel Pinho, António Almeida, Miguel Trancho, André Rodrigues, Diogo Pinho, Emanuel Martins, Davide Morgado, Ruben Silva, Rafael Pedrosa, Fábio Paiva, Cláudio Neves e Vítor Costa. São os corredores que estiveram em bom plano no arranque da Taça de Portugal, em Alcobaça, com liderança de João Costa. Ivan Pinto completa o staff da equipa júnior de S. João de Ver. E com a Águia Azul, a Sintonia de todas as modalidades, em direto da Biblioteca de Santa Maria da Feira.

Hoje profissional da Rádio Popular-Boavista, o lisboeta Frederico Oliveira tem as “melhores memórias da passagem pelo Sport Ciclismo de S. João de Ver.”

“Tantos nomes, tantos campeões passaram e continuam a passar por esta escola de referência.” A satisfação assmumida, em direto, por Manuel Petiz, antigo corredor de bom nível, e ex presidente do S. João de Ver. Continua no clube, agora a seguir o neto Carlos Petiz, que integra as Escolas Moreira Congelados-Santa Maria da Feira-Bicicletas Andrade.

Nos dias 9 e 10 de Abril, na 25.ª Volta às Terras de Santa Maria-Troféu Fernando Mendes, não faltará, sequer, Fogaça Petiz.

0 cadetes site radio

A cidade de Fafe marcou as últimas pedaladas da equipa de Cadetes do S. João de Ver, treinada por António Correia. A próxima competição será a 19 de Março, em Famalicão. Diogo Barbosa, filho do foguete de Rebordosa Cândido Barbosa, António Ferreira, António Araújo, Pedro Andrade, João António, André Paiva, Gonçalo Fonseca, Henrique Rodrigues, João Oliveira e Nuno Duarte são os Ciclistas cadetes em 2016. A entrevista ao diretor desportivo, na Águia Azul.

Cândido Barbosa entrou para a história do Ciclismo português. Na formação, foi Canpeão Europeu de Esperanças. Agora tem toda a esperança no filho Diogo Barbosa e recomenda o Sport Ciclismo de S. João de Ver, como Escola de formação.

O foguete de Rebordosa, com 123 vitórias como corredor profissional, tem as melhores recordações de Santa Maria da Feira e da Volta às Terras de Santa Maria. Chegou a vencer todas as etapas, quando a prova tinha três, ou quatro dias.

0 as camisolas

As equipas Moreira Congelados-Santa Maria da Feira-Bicicletas Andrade apresentaram-se com várias novidades. Desde logo o Paraciclista campeão, Ricardo Gomes. Nos Campeonatos Nacionais de Pista, 2016, mais duas camisolas de campeão nacional para Espargo, Feira, no Velódromo Nacional de Sangalhos, Centro de Alto Rendimento. A prova onde a cadete Jéssica Ribeiro esteve em grande plano, nos 500 metros de contrarelógio, ao conseguir a medalha de bronze.

Mariana Almeida, juvenil do ano pela Associação de Ciclismo do Porto e pela Associação de Ciclismo de Aveiro, Ana Costa e Diana Marques completam a equipa de Cadetes do S. João de Ver. A sanjoanense Jéssica Filipe, elite, e Cristina Marques, corredora master e treinadora das femininas soltam ambição para a nova temporada.

0 escolas em palco

As Escolas Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade apresentam-se com os Iniciados Cristinano Santos e Hugo Andrade. David Ferreira, Luís Moreira, Miguel Moreira, Diogo Sousa e Gabriel Ferreira são Infantis. Como Juvenis: Carlos Petiz, neto de Manuel Petiz, Pedro Afonso, Carlos Araújo e Diogo Faustino. Ana Oliveira e João Oliveira entram para o Ciclismo, pela primeira vez. Carlos Cardoso, pai de Filipe Cardoso, mítico Senhor(a) da Graça em 2015, vive o Ciclismo, com entusiasmo. Para a família Cardoso, 2015 foi um ano difícil e memorável ao mesmo tempo.

Moreiras

Na 24.ª Volta às Terras de Santa Maria-Troféu Fernando Mendes, a Sintonia Feirense patrocinou uma das camisolas. O diretor Sérgio Ferreira enfatiza a importância do Ciclismo.

No dia 10 de Abril, pela primeira vez na Volta às Terras de Santa Maria, haverá Taça de Portugal de Paraciclismo, com a participação do campeão de Espargo Ricardo Gomes. Em redor do Europarque, a prova de contrarelógio, 9.30 horas, fará as delícias de milhares de seguidores da modalidade. Durante a tarde, 15.30 horas, o tradicional Circuito do Castelo definirá o vencedor do Troféu Fernando Mendes. A 25.ª Volta às Terras de Santa Maria arrancará dia 9 de Abril, sábado, no Largo da Câmara da Feira, à semelhança de 2015, às 14 horas. A 1.ª etapa percorre a totalidade das freguesias de Santa Maria da Feira e termina no Monumento ao Ciclista, em S. João de Ver, pelas 16.30 horas. A camisola amarela tem o patrocínio da Câmara da Feira, a camisola azul tem as cores Liberty Seguros, a camisola vermelha, metas volantes, realça a identidade Albino Francisco de Sousa e Filhos S.A. Por último a camisola branca é patrocinada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, a única em Portugal com 116 anos de vida. Por definir está o patrocinador da camisola verde, geral de Pontos.

Fotos: Ricardo Dias, Roda na Frente