NAÇÃO COLUMBÓFILA EM SINTONIA COM A ASSOCIAÇÃO DO DISTRITO DE AVEIRO

NAÇÃO COLUMBÓFILA EM SINTONIA COM A ASSOCIAÇÃO DO DISTRITO DE AVEIRO

Nacao capa capa

O País Columbófilo no estúdio da Águia Azul, a Sintonia Feirense.

Nação Columbófila, com apresentação de Paulo Pereira, destaca uma modalidade de paixões e que movimenta muitos milhares de praticantes. A Associação Columbófila do Distrito de Aveiro tem uma história ímpar. É das maiores de Portugal. Fernando Silva, delegado de solta principal, Marco Laranjeira, do Conselho Desportivo, e Pedro Soares, coordenador de solta da Associação, foram os convidados da última edição em Sintonia absoluta com o melhor da Columbofilia.

Pedro Soares enfatiza a importância da missão do coordenador de solta.

“Costumo dizer que sou o mais jovem e o mais bonito que está naquela casa que nos diz tanto”, diz, com alegria, Marco Laranjeira, membro do Conselho Desportivo de uma das associações com mais pergaminhos em Portugal.

Os “muitos anos de dedicação, de profunda paixão”, fazem toda a diferença, acrescenta Fernando Silva.

Paulo Pereira é a voz de Nação Columbófila, sempre às segundas, a partir das 21 horas.

convidados em estudio

A história da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro é de uma riqueza única. “Algumas colectividades surgiam e transportavam os Pombos em viatura de um amigo ou do sócio altruista até que, de forma mais organizada, os cestos de verga iam da Colectividade até à Estação dos Caminhos de Ferro em carros de mão. Foi a época em que os Chefes de Estação prestavam um serviço relevante à Columbofilia, pois era sob a sua orientação e responsabilidade que se faziam as soltas; foi a época dos Fiscais, dos relógios de pulso encerrados em caixas de cartão lacradas, das corridas para a recomprovação no Pombal do vizinho mais próximo, das corridas para a meta, etc. Durante as duas grandes Guerras Mundiais de 1914-1918 e 1939-1940 os Columbófilos da Europa Central estavam de tal forma organizados que os Pombos foram auxiliares e substitutos das precárias comunicações entre Nações, entre Exércitos, entre Famílias! O merecido reconhecimento do grande serviço público prestado pelo Pombo Correio – e que ainda continua a prestar – permitiu-lhe a atribuição do estatuto de Utilidade Pública, a 26 de Fevereiro de 1948. Em 1955, surgiu a COMISSÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE AVEIRO que procurava agregar todas as colectividades existentes no Distrito de Aveiro. A sua Sede, durante o período de 1955 e 1958, foi instalada em Ovar, os seus Presidentes de Direcção foram os seguintes, respectivamente: 1.º Joaquim Avelino Gomes de Barros, Aveiro, 2.º Aurélio Correia Ritto. Em Assembleia Geral, realizada em 28 de Setembro de 1958, foi eleito o Sr. Ernesto Regalo Lima (Ovar), para Presidente de Direcção da Comissão”.

Ass col dio dist de aveiro

Para 2016 há grandes desafios que se colocam a todos.

No que respeita às alterações para a campanha de 2015, Paulo Pereira colocou várias questões em direto.

Vários cernários foram colocados em cima da mesa face à campanha de 2016.

A escassos dias do arranque, Paulo Pereira reforça, em perguntas, as expetativas de quem ama a modalidade.

Algo despertou a atenção de Pedro Soares, coordenador de solta. Explica o quê em direto, no estúdio da Águia Azul, a Sintonia Feirense.