SINTONIA FEIRENSE NA 43.ª EXPOSIÇÃO NACIONAL E PRÉ-IBÉRICA DE COLUMBOFILIA

SINTONIA FEIRENSE NA 43.ª EXPOSIÇÃO NACIONAL E PRÉ-IBÉRICA DE COLUMBOFILIA

Capa capa

Com mais de 12 mil praticantes em Portugal, a Columbofilia é uma das modalidades desportivas com mais prémios internacionais. Toda a Nação Columbófila na Águia Azul, a Sintonia Feirense, assumiu o papel principal na 43.ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. O presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, José Luís Jacinto, expressa satisfação, em direto, na Sintonia Feirense.

Com “absoluto respeito pelo trabalho das associações, o líder da Federação enfatiza uma convicção.

A Comissão de Honra da 43.ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica foi composta por Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, José Luís Jacinto, Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, José Maria Gavito, Presidente da Real Federación Columbófila Española, Domingos Manuel Passinhas, Presidente da Associação Columbófila de Évora, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Manuel Tereso, Presidente da Federação Columbófila Internacional. Portugal “sabe organizar bem, por isso tem sempre o reconhecimento mundial”.

O Presidente da Federação Portuguesa sente, cada vez mais, que a “modalidade ganha o respeito do próprio governo de Portugal, porque sentem que a Columbofilia é identidade de muitos milhares”.

Cerimonia

A excelência da modalidade na voz de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, entrevistado pelo repórter Sintonia Feirense, Paulo Pereira.

P. Câmara Dr José Calixto

Domingos Manuel Passinhas, Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Évora, organizadora da 43.ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica, faz balanço positivo, depois da apresentação de mais de 400 pombos-correio.

Columbofilia Domingos Passinhas

O ano de 2016 é de “grandes desafios, para todas as pessoas que fazem da Columbofilia, já com mais de 12 mil praticantes em Portugal, um desporto de paixão, de dimensão mundial”. O Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia adianta as principais novidades para o ano em curso.

A Sintonia Feirense fez a ligação de todo o País, através da rádio, no direto efetuado com José Manuel Tereso, Presidente da Federação Columbófila Internacional.

Povao

Integrada na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015, a 43.ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Columbofilia, da Associação Columbófila do Distrito de Évora e do Município de Reguengos de Monsaraz. Sempre com a Águia Azul, a Sintonia Feirense, em direto, através do repórter Paulo Pereira.

Os parabéns à organização de “nível excelente” foram dados por Luís Silva, Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro.

Todas as questões do momento foram abordadas por Luís Silva, na grande entrevista concedida ao repórter Sintonia Feirense, Paulo Pereira, em direto de Reguengos de Monsaraz.

Sobressaiu o elogio aos coordenadores de solta, da Associação Columbófila de Aveiro.

José Luís Barros, Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Braga, sublinha a importância de “trocar ideias, do próprio convívio, sempre em prol da modalidade que amamos, todos os dias”.

Columbofilia José Luís Barros

A Nação Columbófila em exposição de dimensão internacional. Felizberto Silva, Associação Columbófila do Distrito de Aveiro, salienta ambições para 2016.

Columbofilia Felizberto Silva

Arnaldo Palmeira, Presidente da Associação Columbófila do Distrito do Porto, deseja que 2016 “traga mudança, por parte da Federação Portuguesa”. E explica porquê, em direto na Sintonia Feirense.

columbofilia Arnaldo Palmeira

Os efeitos da Meteorologia na modalidade, na voz do Capitão Fernando Garrido, Meteorologista da Federação Portuguesa de Columbofilia.

Cap. Garrido

Trofeus

É sempre “bom a descentralização deste grande evento, depois de ter passado por Tavira, em 2011, e de vários anos nas Caldas da Rainha”, acrescenta Rui Emídio, Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Faro.

Rui Emidio

Jorge Rêgo, Conselho Desportivo da Associação Columbófila de Viana do Castelo, aborda a dimensão da 43.ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica, marcada pela apresentação de mais de 400 pombos-correio.

Columbofilia Jorge Rêgo

José Carlos Silva expressa ambição pela Sociedade Columbófila Rainha Santa Isabel, Estremoz. Foi o último medalhado Olímpico, Classe Standard, na Bélgica em 2007.

José Carlos

panorama geral

A “grande afluência da Nação Columbófila” e as “excelentes condições” do Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz pela voz de Almerindo Mota, do Conselho Desportivo da Federação Portuguesa de Columbofilia.

Columbofilia Almerindo Mota

A importância de Reguengos de Monsaraz na afirmação, nacional, da Columbofilia enfatizada por Jorge Barona, Presidente da Associação Columbófila Corvalense, da Associação Columbófila do Distrito de Évora.

Jorge Barona

A Sintonia Feirense fechou o trabalho de reportagem com Valdemar Xará, homenageado pelos 60 anos em prol da Columbofilia, na Associação Columbófila de Aveiro.