“AQUELES SEGUNDOS DO VILAMAIORENSE VEIROS SÃO ETERNOS!”

“AQUELES SEGUNDOS DO VILAMAIORENSE VEIROS SÃO ETERNOS!”

2015 historico vila

São já 16 anos de Desporto Federado. A vilamaiorense Liliana Baptista começou no desporto escolar, em Olival, Gaia, antes de integrar a equipa de Futebol Feminino do Lobão que conquistou Portugal. Esteve na génese do Vilamaiorense, equipa de Futsal que tudo conquistou na região, sendo a primeira formação a quebrar a hegemonia do Veiros, do concelho de Estarreja. Liliana ajudou a fazer história para Santa Maria da Feira. O Futsal “é a minha vida”, remata, com precisão.

Com a experiência acumulada ao longo dos anos, Liliana Baptista não tem dúvidas que “a mulher ainda não tem as mesmas oportunidades que o homem, no desporto”.

O número de equipa femininas tem diminuído drasticamente também em Santa Maria da Feira, algo que preocupa e a antiga capitã da Associação Recreativa e Desportiva Vilamaiorense. Equipas como o Romariz, o Gião, o Vilamaiorense, o CIC Lobão, o Luso-Venezolano, o Sporting da Feira, o Futsal Cidade de Lourosa “fazem falta”.

Uma nova geração de executantes começa a despontar e a elevar Portugal, também além fronteiras.

2015 lili c pedrosa

Há momentos que ficam para a eternidade. Liliana nunca mais vai esquecer o primeiro jogo do título, entre Vilamaiorense e Veiros. “Segundos que valem por uma vida!”

Assume, com determinação, o desafio de fazer regressar o Vilamaiorense. E lembra o vilamaiorense António Topa, agora deputado da Assembleia da República, à semelhança do sanjoanense Amadeu Albergaria.

2015 lili

Depois de tantos títulos, de tantos “momentos difíceis”, a vilamaiorense não se considera um caso de sucesso na região.

A mulher também “tem culpa, pelo facto de não ter igualdade de oportunidades”.

Os sonhos são “para tornar reais. Sou determinada e é fundamental não desistirmos, quando acreditamos muito em algo”.

Exemplos de Sucesso no Feminino com a vilamaiorense Liliana Baptista no estúdio da Águia Azul, a Sintonia Feirense.