MUSICOTERAPIA NOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DO CONCELHO DA FEIRA

MUSICOTERAPIA NOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DO CONCELHO DA FEIRA

DE QUE SOM SOU FEITO? –

Musicoterapia nas necessidades educativas especiais é o nome do projeto que a FAPFEIRA – Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Santa Maria da Feira candidatou ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Educação Especial – intervenção precoce, reabilitação e integração escolar/social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

fap feira

O projeto agora aprovado será implementado nas escolas públicas básicas dos 2º e 3º ciclos e secundárias do concelho de Santa Maria da Feira. Durante o ano letivo de 2015/2016, vários grupos de alunos com NEE´s frequentarão sessões de musicoterapia, com vista a desenvolverem uma maior perceção de si mesmas e dos outros, ao nível físico, emocional e mental; a potenciarem a aquisição de competências; o equilíbrio emocional e a integração social através das actividades musicais propostas por técnicos especializados.

Cristina Castro Musicoterapeuta explica como surgiu este projecto.

Rosa Silva da Fapfeira, revela como surgiu este processo de candidatura, que vai estender-se por todo o concelho.

A câmara municipal é parceira neste projecto. É uma acção inovadora, acrescenta Lilia Couto da divisão de educação do município.

Os grupos são constituídos por poucos alunos e, cada criança, terá sons diferente conta Cristina Castro.